
Morreu em Fortaleza, nesta quarta-feira (15), aos 108 anos, o sargento José Barbosa Sobrinho, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que atuou na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A morte foi confirmada pela 10ª Região Militar do Exército, responsável pelos estados do Ceará e Piauí.
"Sua trajetória é símbolo de coragem, patriotismo e compromisso com a liberdade. Ao lado de tantos brasileiros, escreveu, com bravura, uma das páginas mais importantes da história do país. O Exército Brasileiro se solidariza com familiares e amigos, reverenciando a memória de um herói que jamais será esquecido", publicou o Exército nas redes sociais.
José Barbosa nasceu em 1917 em Pedra Branca, na Paraíba, mas veio para o Ceará ainda jovem, após um incêndio destruir o local onde a família vivia. Em 1942, quando tinha 25 anos, ele se alistou no 23º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, unidade que integrava a Força Expedicionária Brasileira.
No mesmo ano, José Barbosa embarcou para a Itália no navio americano General W. A. Mann, onde participou das operações brasileiras ao lado dos Aliados, entre elas a histórica Batalha de Fornovo di Taro, contra as forças nazistas.
O sargento Barbosa era um dos dois últimos 'pracinhas' da FEB residentes em Fortaleza. Ele vivia no bairro Parreão, próximo ao bairro Montese - que foi fundado por veteranos da Segunda Guerra Mundial em alusão à cidade italiana de Montese, um dos locais libertados pelas tropas brasileiras.
Em setembro de 2025, José Barbosa foi homenageado pelos seus 108 anos em uma cerimônia com presença de oficiais da 10ª Região Militar.
Fonte: g1 CE
CORREIOS Sindicalista fala sobre greve dos Correios em Patos
MANIFESTAÇÃO Direita Patos convoca para Carreata da Família pela Liberdade“ neste sábado (12)
NA JUSTIÇA Perfil de Lucas Veloso é removido do Instagram por determinação judicial após descumprimento de medida protetiva contra a ex-companheira, Géssica Muniz
INFRAESTRUTURA PB-141 ganha pavimentação para impulsionar economia e mobilidade no Agreste paraibano
GREVE Trabalhadores dos Correios na Paraíba decidirão sobre greve nesta quinta-feira (10)
INFRAESTRUTURA Nova Perimetral impulsiona economia, turismo e mobilidade no Alto Sertão da Paraíba
ENERGISA ORIENTA Energisa orienta clientes a não fixarem adesivos e ornamentações nas caixas de medidores de energia
PADRE FABRÍCIO Padre Fabrício destaca missão do sacerdote como instrumento de acolhimento e promoção da vida
ASTRONOMIA NO SERTÃO Dr. Mário Leitão realiza nova expedição para definir local de observatório astronômico em Mãe d’Água Mín. 21° Máx. 36°