
Uma declaração do empresário, ex-senador e proprietário do Sistema Correio de Comunicação, Roberto Cavalcanti, provocou forte repercussão nesta quinta-feira (30) ao classificar o feriado de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, como “dia da vagabundagem”. A fala foi dada durante participação em um programa ao vivo da TV Correio e rapidamente viralizou nas redes sociais, além de ganhar destaque em portais de alcance nacional.
Durante o comentário, Roberto criticou a existência de feriados no calendário brasileiro e afirmou ser contrário ao modelo atual de paralisações ao longo do ano.
“E por incrível que pareça, [o feriado de amanhã é] carimbado de Dia do Trabalho. Não, é o dia da vagabundagem. Porque não é trabalho. Trabalho é você sair de casa de manhã e voltar à noite, tendo cumprido uma missão profissional. Eu sou absolutamente contrário a esse tipo de feriado”, disparou o empresário.
Na sequência, ele voltou a criticar a frequência dos feriados e alegou que as interrupções prejudicam o ritmo econômico e o desenvolvimento do país.
Segundo Roberto Cavalcanti, quando ocupou uma cadeira no Senado Federal, chegou a apresentar um projeto defendendo a concentração dos feriados em segundas ou sextas-feiras, com o objetivo de evitar os chamados “feriados imprensados”.
“Estamos sendo sacudidos sucessivamente por feriados. Semana passada, feriado; essa semana, feriado. Então isso atrasa demais o desenvolvimento”, completou.
A declaração gerou imediata reação nas redes sociais, principalmente entre trabalhadores e internautas que consideraram a fala desrespeitosa com uma data historicamente ligada à luta por direitos trabalhistas, melhores condições de emprego e valorização da classe operária. Em fóruns e comunidades online, usuários classificaram a fala como “elitista”, “insensível” e “desconectada da realidade de quem enfrenta jornadas exaustivas de trabalho”.
O Dia do Trabalhador é celebrado em diversos países e remete às mobilizações operárias iniciadas no século XIX, especialmente após a greve geral de Chicago, em 1886, que reivindicava redução da jornada de trabalho e melhores condições laborais.
Roberto Cavalcanti é dono de um dos maiores conglomerados de mídia da Paraíba, o Sistema Correio, que reúne emissoras de televisão, rádio e jornal impresso, além de já ter exercido mandato no Senado Federal.
Até o momento, não houve manifestação pública do empresário recuando ou esclarecendo a declaração.
Por Patos Online
Homenagem Cardeal Dom Paulo Cezar Costa e o advogado patoense Kildare Meira são os novos cidadãos honorários de Brasília
NOITE DE FÉ Terço da Superação com padre Fabrício Timóteo acontece nesta noite em Malta
São João de Patos São João de Patos impulsiona economia e fortalece diversos setores produtivos do município
DECLÍNEO Estreia do Brasil na Copa de 2026 tem queda histórica na Globo e recorde mundial na CazéTV
SÃO JOÃO 2026 Roberto Carlos é a principal atração do São João de Campina Grande neste domingo (14)
Encontrada Mulher que estava desaparecida é encontrada no Centro de Patos e família agradece
Caso inusitado Vaca dá à luz bezerra com duas cabeças na zona rural do Sertão da Paraíba
MUDANÇAS Juíza Vanessa Moura é promovida para Cajazeiras após atuação na Comarca de Patos e na 28ª Zona Eleitoral
RECONHECIMENTO Policial militar do 20º BPM recebe Moção de Aplausos da Câmara de Serra Talhada por ação realizada durante folga Mín. 20° Máx. 35°