
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Guardião Digital XI, com o objetivo de combater crimes relacionados ao armazenamento de imagens e vídeos contendo material de abuso sexual infantojuvenil.
A ação foi realizada no município de Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Estadual da Paraíba. Também foi determinada judicialmente a quebra do sigilo telemático do investigado.
Segundo a Polícia Federal, a operação busca reunir provas relacionadas à prática criminosa e aprofundar as investigações envolvendo o armazenamento ilegal desse tipo de conteúdo em ambiente digital.
A corporação destacou que, embora o termo “pornografia” ainda esteja previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), organismos internacionais e autoridades de proteção preferem utilizar expressões como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por representarem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal também reforçou orientações voltadas à prevenção, alertando pais e responsáveis sobre a importância do acompanhamento das atividades online de crianças e adolescentes. O órgão destaca ainda a necessidade de diálogo constante sobre segurança digital e o incentivo para que possíveis situações suspeitas sejam comunicadas imediatamente.
Por Patos Online
Com informações da PF
CONDENAÇÃO Irmãos são condenados a 19 anos de prisão por matar mulher com mais de 20 facadas na frente dos filhos na Paraíba; crime aconteceu em 1999
TRÁFICO DE DROGAS Polícia Militar apreende entorpecentes após perseguição a motociclista em Coremas
MANDADO DE PRISÃO Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão contra condenados por estupro de vulnerável em São José de Piranhas
ACIDENTE GRAVE Homem fica ferido após colisão entre caminhonete D20 e trator na PB-228, em Passagem
RÉUS Justiça aceita denúncia e torna empresário de Santa Luzia e a namorada réus pela morte do engenheiro Rubinho durante festa em Lagoa Seca
AMEAÇA Homem é preso por ameaçar ex-companheira e jogar gasolina na porta de sua casa, na Paraíba
SEM FERIDOS Explosão de botijão de gás provoca danos materiais em estabelecimento comercial de Coremas
SOLTO! Justiça relaxa prisão de homem suspeito de furtar duas cadeiras em Patos por considerar flagrante ilegal
Fatalidade Idoso morre nesta terça (21) após ser arrastado por cavalo no Sertão da Paraíba Mín. 22° Máx. 34°