
A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciou nesta segunda-feira, 6 de julho, a Capacitação do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA). O encontro está sendo realizado no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e reúne conselheiros tutelares, conselheiros de direitos da criança e do adolescente e outros profissionais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD), a exemplo de representantes da Assistência Social, da Saúde e da Educação.
A capacitação tem como objetivo qualificar os profissionais para a correta utilização do SIPIA, fortalecendo a atuação integrada da rede de proteção e garantindo maior eficiência no atendimento às crianças e aos adolescentes do município.
O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) é uma ferramenta eletrônica nacional destinada ao registro, acompanhamento e tratamento de dados relacionados à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O sistema possibilita o registro das demandas atendidas pelos Conselhos Tutelares, produz informações estratégicas para o planejamento das políticas públicas e fortalece a articulação entre os órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos.
A realização desta capacitação atende ao disposto no artigo 21 da Resolução nº 231, de 28 de dezembro de 2022, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que estabelece a obrigatoriedade da capacitação inicial e continuada dos Conselheiros Tutelares, assegurando o aprimoramento permanente de suas atribuições e o correto funcionamento dos instrumentos de proteção integral à infância e à adolescência.
Durante a formação, os participantes recebem orientações técnicas sobre a utilização do sistema, procedimentos de registro das ocorrências, emissão de relatórios, fluxos de atendimento e a importância da alimentação adequada da base de dados, contribuindo para a produção de informações qualificadas que subsidiam a formulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a proteção integral de crianças e adolescentes, investindo na qualificação permanente dos profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos e no fortalecimento das ações intersetoriais desenvolvidas no município.
A programação terá continuidade na próxima sexta-feira, 10 de julho, a partir das 8h, no auditório do CRAS, com atividades práticas voltadas ao uso do sistema, aprofundamento dos conteúdos apresentados e esclarecimento de dúvidas dos participantes.
Por Assessoria




POLICIAL Homem é conduzido à delegacia por embriaguez ao volante e suspeita de adulteração de motocicleta em Santa Terezinha
DIA D DA MULHER Prefeitura de Santa Terezinha promove o Dia D da Mulher
LUTO! Comunidade do Sítio Lajedo se despede de Edjaime Pereira Justino, filho do conhecido Jaime Justino, aos 63 anos
OUTUBRO ROSA Prefeitura de Santa Terezinha promoverá o Dia D da Mulher nesta quinta-feira na UBS-2
TRÂNSITO Polícia Militar flagra motorista embriagado após colisão com veículo estacionado em Santa Terezinha
INFRAESTRUTURA Prefeitura de Santa Terezinha entrega à população obra de reforma da Diretoria Municipal de Transportes
EDUCAÇÃO Audiência Pública para a Elaboração do Novo Plano Municipal da Educação é realizada em Santa Terezinha
Educação ICMBio e UFCG ministram palestra para alunos e professores de Santa Terezinha sobre o Projeto Jararaca do Jabre: Conhecer para Proteger
ESPORTE ESCOLAR Jogos escolares das Escolas do Campo de Santa Terezinha promovem cidadania, saúde e união entre os alunos
Mín. 23° Máx. 37°