CLEVER
Segunda, 24 de Agosto de 2026
Banner Dr Paulo Arnon
Banner CCAA
UNIFIP
Educação PROTESTO

Professores aprovados em concurso da rede estadual protestam em João Pessoa e cobram convocação do Governo da Paraíba

Manifestantes realizam ato em frente ao Palácio dos Despachos e à Granja Santana e aguardam reunião com o Governo do Estado marcada para o próximo dia 15.

09/07/2026 às 22h50 Atualizada em 10/07/2026 às 12h21
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Professores aprovados no último concurso da rede estadual de ensino da Paraíba intensificaram a mobilização pela convocação dos candidatos remanescentes. Desde esta semana, integrantes da Comissão dos Aprovados do Cadastro de Reserva realizam protestos em frente ao Palácio dos Despachos e à Granja Santana, em João Pessoa, cobrando um cronograma oficial de nomeações por parte do Governo do Estado.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

Segundo a comissão, os manifestantes permanecerão no local até que haja uma resposta oficial sobre a convocação dos aprovados. Em vídeos divulgados pelo movimento, uma das participantes, Amanda Souza, aparece em protesto com a filha no colo e afirma que o grupo seguirá mobilizado diariamente até que as nomeações sejam anunciadas.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Patos Online (@patosonline)

De acordo com informações divulgadas pela comissão, parte dos manifestantes também está acampada nas proximidades dos prédios públicos e alguns participantes iniciaram uma greve de fome como forma de reforçar o movimento.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Conforme a Comissão dos Aprovados do Cadastro de Reserva, o concurso ofertou 2 mil vagas imediatas e contou com 5.619 candidatos aprovados. Até então, foram convocados 1000 aprovados em março, com previsão de convocação do restante em junho. Porém, segundo a comissão, foram chamados apenas 250, sendo 176 remanescentes dos primeiros 1000 e apenas 74 novos cargos. Com isso, ainda restam 926 das vagas imediatas e 4000 dos aprovados no cadastro reserva que foram contemplados com publicação do DOE.

O grupo afirma ainda que a rede estadual mantém milhares de contratos temporários para funções docentes, o que, na avaliação da comissão, demonstra a necessidade de ampliação das nomeações de profissionais efetivos.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

Os representantes da comissão informaram que aguardam uma reunião com o Governo da Paraíba, agendada para o próximo dia 15, quando esperam discutir um calendário de convocações e apresentar as reivindicações do movimento.

Até o momento, o Governo do Estado não havia se pronunciado sobre as demandas apresentadas pelos manifestantes. O espaço permanece aberto para que a gestão estadual apresente seu posicionamento. E-mail: [email protected].

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 23h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Ter 34°C 21°C
Qua 35°C 19°C
Qui 35°C 21°C
Sex 34°C 23°C
Sáb 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras