
A reunião entre o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a Prefeitura de Mãe d’Água, realizada na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto de 2026, e que contou com a presença do meteorologista Dr. Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, tratou de possíveis espaços para a instalação de um Observatório Astronômico, tendo como primeira sugestão de localização a Pedra do Vento.
Ficou acordada uma visita in loco no próximo domingo, para a verificação da viabilidade do espaço. O encontro havia sido marcado entre o prefeito Jucélio Pereira Moura e o gestor do Parque Nacional Serra do Teixeira, Damião Dantas de Sousa, com o objetivo de discutir estratégias de conscientização da população, visto que existem muitas dúvidas relacionadas a procedimentos na área de preservação ambiental.
Durante o encontro, foram apresentados os principais pontos de dois projetos em desenvolvimento no Parque. O primeiro é relacionado a uma espécie de cobra descoberta em 2016 e descrita formalmente em 2022, que habita um enclave de vegetação úmida na Caatinga: a Jararaca-do-Jabre (Bothrops jabrensis).
O objetivo é promover o conhecimento como forma de incentivar a preservação, incluindo uma visita às escolas, com a apresentação de um exemplar da espécie. O evento deverá acontecer no próximo mês de outubro.
O segundo projeto, relacionado à definição dos pontos de atração, tem como objetivo orientar a abertura e a conservação de trilhas voltadas ao turismo sustentável, com a valorização da ciência e o favorecimento da fauna e da flora.
O encontro, que também contou com representantes das secretarias de Educação, Comunicação, Cultura e Turismo, trouxe um detalhamento do projeto idealizado pelo meteorologista, com ênfase à importância de tal iniciativa para o progresso local, levando ao mundo elementos de orientação climática e comprovação científica de fenômenos da natureza.
O Dr. Mário Leitão, recém-aposentado da Universidade de Petrolina e que está retornando à sua terra natal, Patos, dispõe-se a concretizar e manter o referido projeto, com a experiência acumulada ao longo de décadas, o que o tornou uma referência na área.
Por fim, ficou definida a data do encontro dos representantes do ICMBio com a população de Mãe d’Água, incluindo a população do campo, voltado à conscientização e ao esclarecimento de dúvidas. O encontro acontecerá no dia 8 de setembro de 2026, a partir das 9h.
Por Assessoria




CONCURSO PÚBLICO Inscrições para concurso da Prefeitura de Mãe d’água terminam nesta quarta-feira (5)
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Polícia Militar atende ocorrência de violência doméstica e conduz envolvidos à delegacia em Mãe d'Água
CULTURA Prefeito Jucélio abre oficialmente o João Pedro de Mãe d’Água
CULTURA Após Café Junino e Arraiá Social, Mãe d’Água se prepara para o João Pedro
LUTO Morre aos 71 anos a servidora aposentada de Mãe d’Água, Ivanice Ferreira de Lucena Souza, a “Vaninha”
POLÍTICA Prefeito de Mãe d’Água esclarece concurso público, anuncia detalhes do João Pedro e destaca ações da gestão
TRADIÇÃO JUNINA São João de Mãe d’água prenuncia a grande programação do João Pedro
CULTURA EM DEBATE Conselho Estadual de Políticas Culturais realiza Plenária em Mãe d’água
Concurso Mãe d’Água Continuam abertas as inscrições para concurso público da Prefeitura de Mãe d’Água com 91 vagas e salários de até R$ 7,2 mil Mín. 18° Máx. 34°