
A Polícia Civil da Paraíba apreendeu aves silvestres, armas e materiais utilizados para caça durante uma operação realizada na manhã deste sábado, na zona rural de Tavares, no Sertão do estado. A ação foi conduzida por policiais da região de Princesa Isabel, por meio da equipe do Grupo Tático Rural (GTR) e de agentes de plantão.
De acordo com o delegado Dr. Gutemberg Cabral, da 16ª Delegacia Seccional de Princesa Isabel, a operação foi denominada Pugna, expressão relacionada ao combate à caça de animais silvestres.
Durante a ação, foram apreendidos três pássaros da fauna da Caatinga: um cancão, um galo-de-campina e um filhote. Também foram recolhidas duas espingardas, recipientes com pólvora e chumbo, além de gaiolas utilizadas para manter as aves em cativeiro.
O suspeito não foi localizado no momento da operação, mas, segundo a Polícia Civil, já foi identificado pelas iniciais J.P.S., de 35 anos, morador da zona rural de Tavares. Ele deverá responder a inquérito policial por crimes ambientais relacionados à caça e à possível finalidade de comércio ilegal de animais silvestres.
Ainda conforme as informações repassadas pelo delegado, a equipe policial também identificou a morte de três mocós no local. Os animais, da espécie Kerodon rupestris, teriam sido abatidos para consumo durante uma reunião com bebidas alcoólicas, conforme informações colhidas pelos policiais.
O mocó é citado pelo delegado como uma espécie classificada na categoria vulnerável na lista nacional oficial de espécies da fauna ameaçadas de extinção.
As aves apreendidas deverão ser devolvidas à natureza, enquanto as gaiolas, espingardas e demais materiais recolhidos terão a destinação prevista pelas autoridades competentes.
O investigado deverá responder pelos crimes previstos nos artigos 29 e 32 da Lei de Crimes Ambientais, além do artigo 12 da Lei nº 10.826/2003, referente à posse irregular de arma de fogo.
Por Patos Online
Com informações da PCPB
FEMINICÍDIO Justiça restabelece prisão preventiva de acusado de feminicídio em Patos e marca júri para outubro
ACIDENTE NO CARIRI Carreta sai da pista, derruba muro e invade restaurante às margens da BR-110, em Monteiro
VIOLÊNCIA EM JP Túmulo é violado e corpo de jovem é encontrado sem a cabeça em cemitério de João Pessoa Mín. 21° Máx. 36°