
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado relator de ação que busca obter registros de entrada no Senado Federal de uma série de pessoas – entre as quais, a advogada Viviane Barci, esposa de Moraes, e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, preso por suspeitas de fraude no Sistema Financeiro Nacional.
O mandado de segurança é de autoria do vereador e empresário de Curitiba Guilherme Kilter (Novo). O pedido inicial foi endereçado à 1ª Vara Federal de Curitiba, que declarou sua incompetência absoluta para processar e julgar o caso por envolver o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União).
A ação em si é contra Alcolumbre, porque o presidente da Casa Alta negou os pedidos do vereador de acesso à informação alegando proteção a dados pessoais. Kilter tenta obter registros de entrada e saída de indivíduos específicos nas dependências do Senado, sob o argumento de que tais dados possuem natureza pública e interesse coletivo.
A lista de nomes pesquisados e com pedidos de reuniões inclui:
O mandado de segurança foi levado ao Supremo no dia 17 de setembro. No dia 18, foi distribuído a Alexandre de Moraes por sorteio. Ele não deu nenhuma decisão no caso e ainda pode se declarar suspeito. O caso foi divulgado em primeira mão pelo repórter da Veja Daniel Gullino. A coluna confirmou a informação e teve acesso ao mandado de segurança.
Fonte: Manoela Alcântara/Metrópoles
ELEIÇÕES 2026 Presos provisórios poderão votar nas Eleições 2026 após decisão do TSE
POLÍTICA Eduardo Bolsonaro é demitido da PF por abandono de cargo
ELEIÇÕES 2026 Rafaela Camaraense aciona TRE-PB e pede anulação da candidatura de Matheus Lucena
CASO MASTER Em abril, Moraes disse “jamais ter viajado em nenhum avião de Vorcaro”
ELEIÇÕES 2026 Dinho mantém candidatura e aguarda decisão do TSE sobre recurso
CASO MASTER Imagens mostram Moraes em jatinho de Vorcaro após contrato de R$ 50 milhões
ELEIÇÕES 2026 Hugo Motta cita parceria com João, Nabor e Lucas e diz que grupo quer “seguir fazendo a boa política”
Eleições 2026 “Voto não tem preço, voto tem consequências”, afirma Padre Fabrício durante entrevista ao PodPatos
ELEIÇÕES 2026 TSE aceita ação de Flávio contra Lula por desfile no Carnaval de 2026 Mín. 21° Máx. 36°