CLEVER
Sexta, 25 de Setembro de 2026
Banner Dr Yuri
UNIFIP
Banner CCAA
Banner Dr Paulo Arnon
Política CASO MASTER

Conselho Superior do MPF rejeita abrir investigação contra Gonet em relação ao Master

O Conselho do MPF rejeitou pedidos feitos em notícia-crime para afastar Gonet do Caso Master e investigá-lo após mensagens de Vorcaro

25/09/2026 às 22h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Manoela Alcântara - Metrópoles
Compartilhe:
Foto: Divulgação/STF
Foto: Divulgação/STF

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) rejeitou a abertura de uma apuração preliminar sobre a atuação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, no Caso Master. Os integrantes do conselho também rejeitaram os pedidos para afastá-lo dos processos como representante da PGR.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

Por 5 votos a 4, a maioria acompanhou o relator, subprocurador-geral Francisco Sanseverino, para quem não há elementos mínimos que indiquem a ocorrência de crime ou a participação de Gonet.

Votaram contra a abertura da apuração Francisco Sanseverino, Celso de Albuquerque Silva, Alexandre Camanho, Hindenburgo Chateaubriand e o vice-presidente do conselho, Nicolao Dino. Janice Agostinho Barreto Ascari, Samantha Chantal Dobrowolski, José Adônis Callou de Araújo Sá e Ana Borges Coelho Santos votaram pela abertura.

Para o relator, o fato de o procurador-geral não ter trocado mensagens diretamente com o banqueiro Daniel Vorcaro enfraquece a tese de amizade íntima entre os dois apontada na inicial.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A reunião do Conselho Superior do MPF foi convocada após menções ao nome de Gonet e a divulgação de uma foto em que o procurador-geral aparece em evento financiado por Vorcaro.

A notícia-crime

Os pedidos eram para que Gonet fosse considerado suspeito ou impedido de atuar no Caso Master, além de ser investigado por eventual crime de prevaricação.

Em 3 de setembro, o Diretório Nacional do Partido Novo apresentou notícia-crime contra Gonet e alegou que o PGR deveria se declarar suspeito de atuar no Caso Master por três motivos:

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno
  • Ser amigo íntimo da parte – no caso, o investigado, Daniel Vorcaro
  • Ter recebido presentes no passado (viagem internacional paga para ele e seu filho) da pessoa investigada, que
    inevitavelmente tem interesse na causa
  • Ter interesse no julgamento do processo em favor da parte – no caso, o investigado, Daniel Vorcaro.

Alegou ainda que a ausência dessa declaração de ofício de incompatibilidade e a emissão de parecer, pedindo, inclusive, toda a nulidade da investigação promovida pela Polícia Federal, “revela a prática potencial do crime de prevaricação previsto no artigo 319 do Código Penal.”

O Conselho, no entanto, entendeu que não ficou comprovada relação de amizade íntima entre Gonet e Vorcaro e que a mera presença de Gonet em evento do investigado, com diversas outras pessoas, não o torna impedido ou suspeito.

Relação de amizade não comprovada

Em sua defesa, apresentada ao subprocurador-geral Francisco de Assis Vieira Sanseverino, Gonet negou veementemente ter qualquer relação de amizade ou proximidade com o banqueiro.

“Por questão lógica, já que a especulada suspeição projetaria efeitos sobre a minha atuação nos feitos respectivos, posso afirmar, em termos bastante diretos e simples, que não tenho com o Sr. Daniel Vorcaro relação de amizade alguma, nem muito menos tenho interesse pessoal nos processos em que ele conste como parte ou investigado”, alegou.

Ele afirmou que o único encontro presencial com o banqueiro ocorreu em abril de 2024, durante evento jurídico público em Londres, no qual participavam diversas outras autoridades públicas. Disse ainda que não pode se responsabilizar por mensagens trocadas com o nome dele entre terceiros.

Fonte: Manoela Alcântara/Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 21°C
Seg 35°C 23°C
Ter 37°C 22°C
Qua 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras