CLEVER
Segunda, 28 de Setembro de 2026
UNIFIP
Banner Dr Yuri
Banner Dr Paulo Arnon
Banner CCAA
Saúde RECLAMAÇÃO

Família questiona redução no fornecimento de agulhas para paciente diabética em Patos; Secretaria explica critérios e afirma seguir orientação do Estado

Família afirma que foram entregues 30 unidades, embora a paciente utilize insulina duas vezes ao dia e necessite de 60 agulhas por mês; Coordenação das Farmácias Básicas diz seguir orientação da Secretaria de Estado da Saúde

28/09/2026 às 22h00 Atualizada em 28/09/2026 às 22h48
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Uma família de Patos procurou a reportagem do Patos Online nesta segunda-feira (28), para relatar um problema envolvendo o fornecimento de agulhas para caneta de aplicação de insulina na Farmácia Básica do município. Segundo a denúncia, uma paciente diabética que utiliza insulina duas vezes ao dia recebeu, durante a retirada dos insumos referentes ao mês de setembro, apenas 30 agulhas, embora, conforme a família, normalmente sejam disponibilizadas 60 unidades por mês.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

A relatora afirma que a paciente utiliza uma agulha a cada aplicação e, por isso, necessita de duas unidades por dia. Ainda segundo o relato, diante da quantidade reduzida disponibilizada neste mês, a orientação repassada à família teria sido para reutilizar a mesma agulha duas vezes ao dia. Para pacientes que fazem três aplicações diárias, a orientação seria utilizar a mesma agulha três vezes.

A família questiona a orientação e demonstra preocupação com os possíveis riscos relacionados à reutilização das agulhas.

“Minha mãe é portadora de diabetes, faz uso de insulina duas vezes ao dia e todo mês são 60 agulhas da canetinha que ela recebe na Farmácia Básica. Esse mês de setembro, quando ela foi fazer o recebimento, só entregaram 30 e disseram que era para reutilizar a mesma agulha duas vezes ao dia”, relatou a familiar.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Ela também afirmou que considera inadequada a reutilização do material e teme possíveis consequências para a saúde da paciente.

“Isso não se procede de forma alguma, porque isso é de uso descartável. Isso está colocando em risco a saúde do paciente, que ainda pode ficar resíduos de insulina dentro dessa agulha, sem contar que pode ter infecção também”, acrescentou.

A familiar informou ainda que procurou os responsáveis em busca de uma solução para receber as unidades restantes, mas teria sido informada de que um retorno poderia levar até cinco dias úteis.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

Outro lado

Em nota de esclarecimento, a Coordenação Geral das Farmácias Básicas de Patos informou que o fornecimento de insulinas e das agulhas utilizadas nas canetas de aplicação segue o fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo repasse desses insumos aos municípios.

Segundo a Coordenação, as orientações repassadas aos profissionais responsáveis pela dispensação estabelecem o fornecimento de 30 agulhas para cada tipo de insulina utilizada pelo paciente.

Dessa forma, conforme a explicação apresentada, pacientes que utilizam um tipo de insulina recebem 30 agulhas, enquanto aqueles que utilizam dois tipos recebem 60 unidades.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Coordenação Geral das Farmácias Básicas de Patos esclarece que o fornecimento de insulinas e das agulhas utilizadas nas canetas de aplicação segue o fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo repasse desses insumos aos municípios.

Conforme as orientações repassadas aos profissionais responsáveis pela dispensação, são fornecidas *30 agulhas para cada tipo de insulina utilizada pelo paciente*. Assim, o paciente que utiliza um tipo de insulina recebe 30 agulhas, enquanto aquele que utiliza dois tipos recebe 60 unidades.

A quantidade fornecida segue, portanto, a orientação técnica estabelecida pelo Estado e não uma decisão isolada da Farmácia Básica do município.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça seu compromisso com o atendimento aos usuários e permanece à disposição para prestar os esclarecimentos necessários à população.

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 34°

Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 24°C
Qui 38°C 23°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras