
Mais de 119 mil eleitores da Paraíba estão aptos a votar nas Eleições 2026 mesmo sem possuir biometria cadastrada na Justiça Eleitoral. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 119.267 pessoas nessa situação, o equivalente a 3,67% do eleitorado do estado.
A Paraíba tem 3.247.397 eleitores aptos a participar do primeiro turno. Desse total, 3.128.130 possuem cadastro biométrico, correspondente a 96,33% do eleitorado.
A ausência do cadastro biométrico não impede o exercício do voto, desde que a inscrição eleitoral esteja regular. Nesses casos, a Justiça Eleitoral utiliza um procedimento alternativo para confirmar a identidade do eleitor.
De acordo com as regras definidas pelo TSE para as Eleições 2026, quem não possui biometria coletada terá a habilitação para votar realizada mediante a confirmação do ano de nascimento. Se a informação não for reconhecida inicialmente, o procedimento poderá ser repetido conforme as orientações da mesa receptora.
A mesma alternativa pode ser utilizada quando a biometria está cadastrada, mas a impressão digital não é reconhecida pela urna. Nessa situação, são permitidas até quatro tentativas de leitura antes da adoção de outros procedimentos de identificação.
O primeiro turno das Eleições 2026 acontece neste domingo (4). Na Paraíba, os eleitores escolherão presidente da República, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual.
Caso haja segundo turno, a votação está marcada para 25 de outubro.
Por Patos Online
Com informações do g1 PB
ELEIÇÕES 2026 Votos para o Senado exigem atenção redobrada do eleitor
ELEIÇÕES 2026 Cícero Lucena reafirma candidatura após TSE suspender julgamento sobre registro
PEC 6X1 Alcolumbre pauta fim da 6x1 para dois dias depois do primeiro turno
ELEIÇÕES 2026 TSE forma maioria pelo indeferimento da candidatura de Cícero Lucena; julgamento é interrompido após pedido de vista de André Mendonça
ELEIÇÕES 2026 Efraim encerra agenda de rua do primeiro turno com mobilização em Catolé do Rocha
ELEIÇÕES 2026 Assessor de Cícero Lucena é preso após confusão envolvendo desligamento de som de trio durante evento político em João Pessoa
ELEIÇÕES 2026 Érika Von Sohsten encerra campanha com a dor que ouviu nas ruas e um compromisso político: “A lei precisa sair do papel”
ELEIÇÕES 2026 Datafolha: Lula tem 42% contra 38% de Flávio no 1º turno e 48% a 45% em eventual 2º turno
CONCURSO PÚBLICO MPPB apura possíveis irregularidades na convocação e posse de aprovados em concurso de Princesa Isabel Mín. 22° Máx. 36°