
Pesquisa Quaest divulgada neste sábado (3) mostra o senador Flávio Bolsonaro (PL) com 44% das intenções de voto contra 42% de Lula (PT) em uma eventual disputa de segundo turno pela Presidência da República. Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois aparecem em empate técnico.
Na rodada anterior, Flávio Bolsonaro tinha 42%, enquanto Lula também registrava 42%. O percentual de entrevistados que declarou voto em branco, nulo ou que não pretende votar permaneceu em 13%. Já os indecisos passaram de 3% para 1%.
A pesquisa também apresentou o cenário da eleição presidencial no primeiro turno, considerando os votos válidos, na véspera da votação.
Segundo a Quaest, Lula aparece com 46%, seguido por Flávio Bolsonaro, com 45%. Na sequência estão o escritor Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD), todos com 3%.
Os demais candidatos — Clariana Barão (DC), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU), Leonardo Avalanche (PRTB), Romeu Zema (Novo), Samara Martins (UP), Rui Costa Pimenta (PCO) e Veterinário Wilson Grassi (Democrata) — aparecem com 0%.
Nos votos totais, que incluem brancos, nulos, indecisos e eleitores que afirmam não votar, Lula registra 40%, ante 38% de Flávio Bolsonaro.
Ronaldo Caiado e Renan Santos aparecem com 3% cada, enquanto Augusto Cury tem 3%. Romeu Zema registra 0%. Os demais candidatos também aparecem com 0%.
O percentual de eleitores indecisos caiu de 5% para 3% em relação à pesquisa anterior.
Entre os entrevistados que declararam intenção de votar em algum candidato, 87% afirmam que a escolha é definitiva, enquanto 13% dizem que ainda podem mudar de voto até a eleição.
Os votos válidos são aqueles destinados diretamente aos candidatos e são utilizados pela Justiça Eleitoral para a divulgação do resultado oficial. O cálculo desconsidera votos brancos e nulos e, no resultado da eleição, também não considera as abstenções.
Para vencer a eleição presidencial no primeiro turno, um candidato precisa obter mais da metade dos votos válidos, ou seja, 50% mais um voto.
A Quaest estima os votos válidos considerando as intenções de voto captadas pela pesquisa e o perfil de comparecimento dos eleitores. O modelo considera, portanto, a maior ou menor propensão dos entrevistados a efetivamente comparecer às urnas.
A pesquisa foi encomendada pela Globo e pelo jornal O Globo e ouviu 3.702 eleitores com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 3 de outubro de 2026.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-02197/2026.
Por Patos Online
ELEIÇÕES 2026 Flávio recua, diz que vai ao debate da Band e provoca Lula: “Te espero”
ELEIÇÕES 2026 Flávio diz que não irá ao debate da Band, enquanto Lula confirma presença; emissora prevê púlpito vazio em caso de ausência
Escala 6x1 Efraim Filho reafirma apoio ao fim da Escala 6X1 e avalia como “muito boa” mudança de posição de Flávio Bolsonaro
ELEIÇÕES 2026 Após registro no TSE, Nunes Marques autoriza canal “Exército do Lula”
ELEIÇÕES 2026 Lula anuncia proposta de Pé-de-Meia para universitários com pagamento mensal de R$ 700 em 2027, caso seja reeleito
ELEIÇÕES 2026 MDB anuncia apoio majoritário a Flávio Bolsonaro no segundo turno da eleição
ELEIÇÕES 2026 Deputado Adriano Galdino diz que Lula está “mais perto de Cristo” por defender os mais pobres
ELEIÇÕES 2026 A 12 dias do 2º turno, governo Lula lança pacote que propõe perdão de dívidas e repasses de até R$ 5 mil para MEIs
ELEIÇÕES 2026 Após visitar Bolsonaro, Flávio diz que votará pelo fim da escala 6 x 1 Mín. 22° Máx. 37°