
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) encerrou, na manhã desta segunda-feira (12), a força-tarefa de combate ao incêndio florestal que atingiu a região serrana do município de Lagoa, no Sertão paraibano. A operação durou cinco dias e resultou no controle das chamas, que atingiram aproximadamente 800 hectares de vegetação da Caatinga.
De acordo com a corporação, o incêndio afetou principalmente as serras do Cavalo e de Olho d’Água. Após os trabalhos de combate e monitoramento, o último levantamento apontou que não havia focos ativos na região.
A mobilização, denominada Operação Serra da Lagoa, teve início na quarta-feira (7) e contou com a participação de mais de 25 bombeiros militares e dez viaturas operacionais. As equipes foram deslocadas de João Pessoa, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras e Princesa Isabel, sob a coordenação do coronel Saulo Laurentino, comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (3º CRBM).
Durante a operação, os militares enfrentaram dificuldades provocadas pelo relevo acidentado, pela vegetação densa e pelas condições climáticas, como altas temperaturas, baixa umidade do ar e mudanças na direção dos ventos.
No sábado (10), o Grupamento Tático Aéreo (GTA) também participou das ações com o helicóptero Acauã 02. Durante mais de uma hora de voo, foram realizados mais de 20 lançamentos de água com um equipamento conhecido como helibalde, com capacidade aproximada de 850 litros, principalmente em áreas de difícil acesso.
Além do combate direto às chamas, os bombeiros realizaram abertura de aceiros, rescaldo e monitoramento de possíveis novos focos. A operação também utilizou imagens de satélite, plataformas de acompanhamento de incêndios e drones com câmeras térmicas, empregados com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
Com o avanço dos trabalhos, o efetivo foi reduzido gradualmente, permanecendo 11 militares nas atividades de monitoramento e prontidão antes do encerramento da força-tarefa.
Apesar da extensão da área atingida, o Corpo de Bombeiros informou que não houve registro de vítimas atendidas nem de animais encontrados mortos em decorrência direta do incêndio. Ao final da operação, também não havia residências, propriedades rurais ou pastagens sob ameaça.
A mobilização contou ainda com o apoio da Prefeitura de Lagoa, que disponibilizou suporte logístico, abastecimento de água e carro-pipa, além da colaboração de moradores e trabalhadores da região.
O Corpo de Bombeiros reforçou a orientação para que a população evite o uso do fogo na limpeza de terrenos e no manejo da vegetação, especialmente durante períodos de calor intenso e baixa umidade. Em situações de incêndio, a corporação deve ser acionada pelo telefone 193.
Por Patos Online
LUTO NA MÚSICA Ex-percussionista do Pagodão S.A., conhecido como Padim, é encontrado morto em Cajazeiras
LUTO! Familiares comunicam o falecimento de Francisco Ferreira de Lucena, conhecido como Homim, residente em Malta-PB
INCÊNDIO NO SERTÃO Incêndio que destruiu cerca de 800 hectares de vegetação no Sertão é controlado pelos bombeiros
DOAÇÃO Vereador de Catingueira anuncia doação de brinquedos para crianças carentes e relambra infância: “Um dia fui eu que sonhava em ganhar um brinquedo”
8 DE OUTUBRO Dia do Nordestino: conheça as tradições que ajudam a contar a história da Paraíba
Empaer Prefeito de Santa Terezinha participa de inauguração da sede do Núcleo de Assessoramento Especial da EMPAER
ABASTECIMENTO Moradores de Salgadinho enfrentam semanas sem água e dependem de trator para abastecer casas
UTILIDADE PÚBLICA Homem de 56 anos, natural de Olho D’Água, procura familiares após chegar à rodoviária de São Mamede
150 cisternas Cacimbas recebe 150 cisternas da Funasa para ampliar segurança hídrica de famílias rurais Mín. 23° Máx. 36°