CLEVER
Terça, 13 de Outubro de 2026
Banner Dr Paulo Arnon
Banner Dr Yuri
Banner CCAA
UNIFIP
Política PEC 6x1

Oposição deve votar a favor da PEC do fim da escala 6x1, revela apuração da CNN

Ala oposicionista muda postura, deve apoiar PEC para evitar desgaste político nas eleições de 2026 e Flávio Bolsonaro deve seguir a mesma linha

13/10/2026 às 06h50
Por: Higor Oliveira Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Divulgação/ Agência Senado
Foto: Divulgação/ Agência Senado

A direita e a oposição no Senado decidiram mudar de postura em relação à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que trata do fim da escala de trabalho 6x1 e devem votar a favor da proposta, apurou o diretor de Jornalismo da CNN em Brasília, Daniel Rittner.

Continua após a publicidade
Cultura Patos

A mudança de estratégia representa uma virada significativa em relação ao que vinha sendo articulado pelos blocos até a semana anterior.

De acordo com Rittner, na edição do WW desta segunda-feira (12), a votação estava prevista inicialmente para quarta-feira (14), mas tanto governistas quanto a oposição avaliam que ela deve ocorrer, na prática, apenas na quinta-feira (15).

A decisão de pautar o projeto foi tomada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que se comprometeu a levar a proposta ao plenário.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Mudança de estratégia da oposição

Até a semana passada, segundo Rittner, a estratégia da direita era obstruir ao máximo a votação, ganhando tempo para empurrar a análise da PEC para depois do segundo turno das eleições presidenciais de 2026.

Caso não conseguisse obstruir, o plano era aprovar alguma emenda que modificasse o texto e o devolvesse à Câmara dos Deputados, impedindo assim a promulgação antes do dia 25 deste mês.

A lógica por trás da obstrução era evitar que uma eventual aprovação da proposta beneficiasse politicamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes do primeiro turno.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

No entanto, interlocutores da campanha de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) passaram a avaliar que votar contra a PEC poderia ser ainda mais prejudicial eleitoralmente.

Temor com repercussão nas redes sociais

"Existe um temor muito grande de que, mesmo explicando as divergências em relação à proposta, mesmo fazendo uma defesa da jornada de trabalho flexível, vai ser muito difícil comunicar isso para o eleitor", explicou Rittner.

Segundo ele, os cortes nas redes sociais poderiam inevitavelmente colocar a campanha de Flávio Bolsonaro em posição contrária ao trabalhador.

Rittner destacou ainda que a decisão de Alcolumbre de pautar o projeto pode ser "o último tiro" para se manter na presidência do Senado no ano seguinte.

Fonte: CNN Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 08h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Qua 37°C 22°C
Qui 38°C 22°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 38°C 24°C
Dom 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes