Era por volta do meio dia deste domingo, dia 08, quando duas crianças que caminhavam no Bairro Maternidade, em Patos, chamaram a atenção da reportagem do Patosonline.com. Um dos garotos carregava um saco de nylon grande e os dois se dirigiam até as sacolas plásticas de lixo deixadas pelos moradores da localidade mais nobre do bairro.

A reportagem decidiu acompanhar de longe aquela cena. As crianças se abaixaram e começaram a abrir aquelas sacolas em busca de material reciclado e outros objetos que pudessem ser reaproveitados.
Segundos depois fizemos a aproximação para conversar com os garotos. “João”, que tem 11 anos, e “Luís”, de apenas 07, são irmãos e, de acordo com “João”, fazem sempre o itinerário em busca de algo no lixo que se aproveite para vender.
A reportagem ganha aos poucos a confiança para que o diálogo seja mais tranquilo, pois, o menino mais velho, aparentemente, ficou com receio, mas aos poucos se iniciou a conversa rápida e amigável por parte de todos. As crianças se apresentaram e contaram um pouco de suas histórias. Usamos nomes fictícios de história real.

Pergunto sobre a família, a escola e a rotina. “Eu estudo a tarde e ele de manhã”, disse “João”. O garoto falou que o pai e a mãe estão desempregados e que eles sempre catam lixo no Bairro Maternidade. “A gente pega mais latinhas e garrafas pra vender. A gente vende perto de casa...”, finaliza “João”.
O número de crianças pelas ruas de Patos, sejam nos semáforos, vendendo frutas, usadas como ‘ajudantes’ ou mesmo em condições como a dos dois irmãos estão cada vez mais visíveis. A desigualdade social, falta de políticas públicas e o avanço da miséria é mais cruel com crianças, adolescentes e jovens, porém, acaba atingindo famílias inteiras.


Jozivan Antero – Patosonline.com
Todas as fotos em Patos
Carnaval 2026 Nabor anuncia 1ª edição do Sol Folia que acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro. Confira!
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal
Alfabetização Educação: Patos alcança marca histórica com 92% de alunos do 2º ano alfabetizados e fluentes em 2025 Mín. 21° Máx. 37°