A categoria de Agentes de Trânsito na cidade de Patos foi criada no ano de 2005, através da Lei municipal nº 3.422 de 2005, época em que a frota de veículos da localidade era pouco mais de 16 mil, sendo hoje quatro vezes maior.
No ano de 2007 o quadro desses servidores do trânsito foi efetivado, através de concurso público e passou a se organizar, criando uma associação denominada ALTRANS, que foi extinta após a fundação de sindicato.
Mas os anos de 2008 a 2017 foram marcantes, devido a luta dos servidores por reajuste salarial, isonomia na remuneração, melhores condições de trabalho, visando uma atuação eficaz, quanto à fiscalização e educação para trânsito.
Vale recordar que, no início, a sede da Superintendência de Trânsito e Transportes STTRANS tinha como viatura apenas um veículo velho modelo prêmio e uma motocicleta. A maioria dos agentes de trânsito desempenhava suas atividades a pé, ficando os veículos para seus supervisores. Em anos posteriores, o órgão passou a ter viaturas melhores, embora ainda de locação, até que a gestão de 2018 deixou esses contratos se vencerem e o órgão ficou temporariamente sem viaturas. Essa situação mostrou a importância da aquisição de veículos próprios para compor a frota de viaturas.
Destaca-se ainda, que a categoria está há quase três anos com o salário congelado, se salvando pelas precárias gratificações de funções, que correspondem a quase dois terços da remuneração; porém, a gestão não tem obrigação de manter as nomeações e não há critérios que favoreçam o servidor que melhor desempenha sua função.
Portanto, o sindicato da categoria deveria retomar suas campanhas salariais e procurar reformular a lei das funções, a fim de tornar o processo mais isonômico.
Ser Agente de Trânsito é assumir o papel de preservar vidas, através de medidas de prevenção de acidentes de trânsito, por meio das ações de fiscalização e educação para o trânsito.
O Agente de Trânsito de Patos tem uma história bonita e de muita superação, no entanto as barreiras que ainda precisamos ultrapassar dependem da conscientização e recuperação do espírito que fomentou a luta nacional da categoria.
É preciso, pois, comemorar os avanços e olhar para frente com união e força de vontade, cumprindo nosso ofício de preservar a vida e incolumidade das pessoas no trânsito.
Parabéns a todos Agentes de Trânsito de Patos!
Antônio Coelho
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal
Alfabetização Educação: Patos alcança marca histórica com 92% de alunos do 2º ano alfabetizados e fluentes em 2025
Em recuperação Jornalista Marcos Oliveira passa por cirurgia e se recupera bem após procedimento na vesícula Mín. 21° Máx. 37°