A secretária municipal de saúde de Patos, Francisca Lavor, falou com a reportagem da TV Sol nessa quinta-feira (19) para explicar a necessidade de suspensão dos atendimentos no Centro de Especialidades Frei Damião.
Francisca pontuou que o serviço trabalha com consultas eletivas, chegando a atender aproximadamente 200 pessoas em cada turno.
Portanto, visando manter a segurança dos pacientes e equipes de trabalho diante da disseminação do coronavírus a nível de Brasil, houve a necessidade de suspender os atendimentos até que a situação seja estabilizada.
A coordenadora do Frei Damião, Italaney Nóbrega, também esteve presente na entrevista e acrescentou que o serviço possui 22 especialidades, além de uma gama de exames que são realizados diariamente. Ela detalhou que a maioria dos pacientes são pessoas idosas e crianças, ou seja, públicos mais vulneráveis ao coronavírus.
Desta forma, o município teve a iniciativa de adotar uma medida preventiva, tendo em vista a orientação do ministério da Saúde, onde as consultas que não se encaixam em urgência e emergência devem ser suspensas neste momento atual, porém devem ser remarcadas para que os pacientes não tenham prejuízo. Para agilizar a remarcação, os pacientes devem se dirigir à Central de Regulação e Marcação, no bairro Brasília.
No tocante aos laudos médicos, a coordenadora do Frei Damião detalhou que durante o período de suspensão, os pacientes devem procurar as unidades de saúde, tendo em vista que os médicos estão autorizados para emitir esses laudos.
Além das unidades básicas de saúde que estão com o atendimento reforçado neste período de risco do coronavirus, os pacientes com necessidades de urgência e emergência contam com apoio do SAMU, PA Maria Marques e UPA 24 horas.
A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER), Thays Rochelle Carvalho, também explanou sobre o servico, e explicou que a paralisação do se apresenta como algo positivo diante do momento atual, tendo em vista que o município e o estado estão se adiantando para evitar maiores problemas.
Thais esclareceu que os atendimentos coletivos e outros que podem ser remarcados foram suspensos temporariamente. Porém, o atendimento mensal em neurologia está mantido normalmente.
Ela ressaltou que agora o mais importante é a prevenção, e que a cidade de Patos não pode deixar de adotar as medidas semelhantes ao restante do país.
Coordecom
ARTISAN EM PATOS Artisan Home Boutique é inaugurada em Patos e chega ao Sertão com proposta de requinte, exclusividade e inovação
EXPERIÊNCIA COPAUTO Jeep e Ram Copauto são apresentadas em noite de celebração e tradição em Patos; Grupo Copauto inaugura nova experiência automotiva no Sertão
A atmosfera única que só a Libertadores consegue criar
SORTUDO Lotérica São Judas Tadeu, em Patos, premia aposta com mais de R$ 4,4 milhões na Lotofácil da Independência
DESTAQUE NACIONAL Após título estadual, estudante de São José de Espinharas conquista bronze nos Jogos Escolares Brasileiros
INAUGURAÇÃO EM PATOS É Hoje: CFC Frango no Balde inaugura segunda unidade em Patos nesta terça-feira (15)
NEGATIVA BENEFÍCIO Patoense denuncia terceira negativa de benefício do INSS após perícia em Patos; órgão afirma que não havia critérios técnicos para prorrogação
CULTURA INGLESA RUN Cultura Inglesa Run movimenta Patos com corrida, caminhada e diversão para toda a família no dia 12 de setembro
XXII TORNEIO ATIVO Patos recebe XXII Torneio Ativo de Xadrez – Troféu Ranieri Araújo no dia 20 de setembro Mín. 21° Máx. 36°