Dados divulgados neste sábado, 21, pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA, apontam que o complexo Coremas-Mãe dÁgua ultrapassou a marca de 325 milhões de metros cúbicos.
Com capacidade total para mais de 1 bilhão 289 milhões de metros cúbicos, o complexo tem atualmente mais de 162 milhões 640 mil metros cúbicos no Açude de Coremas e pouco mais de 162 milhões 870 mil metros cúbicos na Barragem de Mãe dÁgua, totalizando um volume superior a 325 milhões 510 mil metros cúbicos de água.
Somente no mês de março, a recarga proveniente das chuvas ocorridas nos municípios próximos aos rios Piancó e Aguiar, principais afluentes dos mananciais, representam um acréscimo superior a 189 milhões de metros cúbicos, volume suficiente para fazer transbordar quase 11 vezes o açude do Jatobá ou mais de seis vezes a Barragem da Farinha.
A última vez que o complexo Coremas-Mês dÁgua atingiu a marca de 325 milhões, aconteceu em abril de 2014.
A expectativa da população sertaneja é que até o final do mês de abril, o principal reservatório da Paraíba rebeba um volume de chuvas significativo em sua bacia hidrográfica.
Por Genival Junior – Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 35°