Sexta, 10 de Janeiro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Meu Bom Atacado
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner Topazio Tintas
Destaque Destaque

Paraíba inicia nova fase do Plano de Contingência Estadual para enfrentamento do coronavírus

21/03/2020 às 19h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Secom-pb
Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, de acordo com a Portaria Nº 454, do Ministério da Saúde, publicada nessa sexta-feira (20), será iniciada uma nova fase na efetivação do Plano de Contingência Estadual da Paraíba para o enfrentamento do coronavírus, efetivando a fase de mitigação, que tem como objetivo evitar casos graves e óbitos.
 
Diante das novas determinações, a recomendação é que, se a pessoa tiver com resfriado comum ou síndrome gripal, tosse, coriza, congestão nasal, dor no corpo, dor leve de garganta COM OU SEM febre, calafrios e dores musculares, deve se hidratar, ter uma boa alimentação e repouso; permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias e, em caso de dificuldade respiratória, dor torácica ao tossir ou respirar, comparecer, imediatamente, à unidade de saúde mais próxima.
 
Com a determinação, os casos de coronavírus seguem o mesmo protocolo de outras síndromes gripais, como H1N1, por exemplo. A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, explica que "a ficha de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) vai ser preenchida só para casos hospitalizados, só os hospitais vão preencher. E SRAG de qualquer etiologia, todos serão tratados iguais".
 
Já na nesta segunda-feira (23), estará em funcionamento a Central Estadual de Regulação de Leitos para Covid-19, para garantir o fluxo de transferência de pacientes para os Hospitais de Referência. Os Hospitais de Referência estão distribuídos por macrorregião de saúde, sendo o Hospital Clementino Fraga, Santa Izabel e Hospital Municipal de Valentina na primeira Macro, em João Pessoa, que concentrarão essas internações. Na segunda Macrorregião, o Hospital Pedro I, em Campina Grande; e no Sertão e Alto Sertão, os hospitais Regionais de Cajazeiras, Pombal, Regional de Patos e o Infantil Noaldo Leite, também em Patos, as referências para pacientes internados. 
 
A nota informativa assinada pelo secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, e a gerente da Vigilância em Saúde, Talita Tavares, orienta que pessoas com tosse, coriza, espirros, febre e leve indisposição para as atividades de rotina devem permanecer em casa até a melhora do quadro clínico (máximo de 14 dias). “Fiquem em casa e não se dirijam às UPAs, Unidades de Saúde da Família e emergências de hospitais públicos e privados para reduzir a circulação viral podendo utilizar-se dos telefones disponibilizados e obter informações adicionais. Somente em casos de o paciente manifestar intensificação dos sintomas (20% dos casos) necessitará ir a uma unidade de saúde", alerta.
 
A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. O Ministério da Saúde recomenda ações preventivas diárias para ajudar a prevenir a propagação dos vírus respiratórios: lavar as mãos, frequentemente, com água e sabão, por, pelo menos, 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar álcool gel 70%; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. 
 
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibiliza quatro números para plantão de dúvidas da Vigilância em Saúde e Hospital Clementino Fraga, desde o dia 16/03/2020, cujo atendimento é realizado por especialista da área (99146-9790; 99146-9250; 99147-0810 e 98823-6186).
 
As Secretarias Municipais de Saúde devem recomendar às Unidades de Saúde da Família não realizarem atividades de grupos com o intuito de reduzir a circulação de pessoas e deve ser estimulada a vacinação anti-influenza (gripe), de forma domiciliar para os idosos, a partir da próxima segunda-feira (23); recomendar a redução das visitas hospitalares para o mínimo possível, além da restrição de visitas de pessoas com quadros gripais às enfermarias e leitos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Secom-pb

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 23h06 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Sáb 34°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 26°C 24°C
Ter 32°C 24°C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras