O complexo Coremas-Mãe dÁgua superou neste sábado, 28, a casa de 445 milhões de metros cúbicos de água, segundo dados informações atualizadas pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA.
As fortes chuvas ocorridas em todo o Vale do Piancó, mudou não só a paisagem dos municípios da região, como também a realidade hídrica do complexo, que no início do ano tinha pouco mais de 90 milhões acumulados em sua bacia, e amanheceu esta quinta-feira, 26, com mais de 395 milhões e 400mil m³ acumulados e continua recebendo um volume significativo de água, trazido pelos rios Piancó e Aguiar, seus principais afluentes.
Com capacidade total para mais de 1 bilhão 289 milhões de metros cúbicos, o complexo tem atualmente mais de 238 milhões 323 mil 099 metros cúbicos no Açude de Coremas e 207 milhões 209 mil 337 m³ na barragem Mãe dÁgua, o volume do completo chegou a marca exata de 445 milhões 532 436 m³ em sua bacia hidrográfica, ou 34,56% de seu volume total, algo que não acontecia há pelo menos oito anos, segundo a AESA.
Se considerado apenas o mês de março, a recarga proveniente das chuvas ocorridas próximo aos seus principais afluentes, representa um acréscimo superior a 309 milhões de metros cúbicos, volume suficiente para fazer transbordar quase 6 vezes o açude de Capoeira, outro manancial que abastece a cidade de Patos.
De acordo com o físico e meteorologista Rodrigo César Limeira, a expectativa para esse ano é que o final da estação chuvosa ocorra somente no mês de maio.
Como o complexo continua recebendo bastante água, cresce a possibilidade que ele possa ultrapassar a marca de 500 milhões de metros cúbicos em sua bacia hidrográfica, no ano de 2020.
O seu último transbordamento aconteceu no ano de 2009.
Por Genival Junior – Patosonline.com
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal
Alfabetização Educação: Patos alcança marca histórica com 92% de alunos do 2º ano alfabetizados e fluentes em 2025
Em recuperação Jornalista Marcos Oliveira passa por cirurgia e se recupera bem após procedimento na vesícula Mín. 21° Máx. 37°