O prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (13) para esclarecer sobre o posicionamento a ser tomado mediante a nota emitida pelo Ministério Público Federal (MPF) que adverte e responsabiliza gestores com relação à reabertura parcial e/ou total do comércio nos municípios durante a quarentena.
O chefe do executivo patoense falou que irá levar a proposta da reabertura parcial do comércio do município para apresentar ao MPF. Na proposta, está prevista a abertura de meio expediente e com todos os funcionários de estabelecimentos com uso de EPI's, assim como clientes também deverão adentrar o estabelecimento com uso de máscara. E, para o cumprimento, a prefeitura fará uma fiscalização intensiva.
"Em decorrência dessa nota técnica lançada pelo órgão em defesa do cidadão, nós iremos levar a nossa proposta, que foi um consenso com os representantes do comércio na cidade. Depois dessa conversa com o MPF é que voltaremos a tomar uma decisão," esclareceu o prefeito.
Ivanes destacou ainda que vê como possível a reabertura parcial do comércio patoense caso haja a conscientização da população com relação à aglomerações e o uso de máscaras.
"Se a população se conscientizar do uso da máscara, da ida sozinho ao supermercado, seria viável. É impressionante como é grande a recusa do uso da máscara. Então, havendo essa conscientização, não havendo aglomerações nos estabelecimentos, eu acredito que já poderemos sim flexibilizar essa reabertura," disse o gestor.
O prefeito finalizou externando a preocupação com os prejuízos à economia local devido ao fechamento dos estabelecimentos há quase 30 dias.
"Nós já estamos com o comércio fechado há 30 dias, quantos dias serão necessários para que estejamos seguros? O próprio Ministério da Saúde ainda não disse o período, então precisamos de uma posição. Mas, achamos que já é um tempo razoável esse período de 30 dias, pois a quarentena se estabeleceu em 14 dias e já estamos com nossa economia parada a praticamente 30 dias, e mais 30 dias a nossa economia não vai aguentar," relatou preocupado.
Ouça:
Coordecom
Luto! Patoense Adriana Gomes morre aos 37 anos, após luta contra o câncer
Luto! Jovem de São José do Bonfim, Rodrigo Aires Pires Perônico, morre aos 28 anos
Serviço Prefeitura de Patos atende requerimento do vereador Galeguinho da Van para iluminação da passagem molhada do assentamento Patativa do Assaré e do Sítio Passagem da Lama
Crítica OAB Patos critica resoluções do TJPB e aponta prejuízos ao acesso à Justiça no Sertão com transferência da Vara de Execução Penal para Sousa
Atuação Vereador Junior Contigo participa da posse do presidente interino na Câmara de Patos
Relatorio STTRANS divulga relatório dos sinistros de trânsito em Patos durante o ano de 2025
Avanços Construção do Hospital de Trauma do Sertão em Patos reforça avanços da parceria entre Governo da Paraíba e Governo Federal
Alfabetização Educação: Patos alcança marca histórica com 92% de alunos do 2º ano alfabetizados e fluentes em 2025
Em recuperação Jornalista Marcos Oliveira passa por cirurgia e se recupera bem após procedimento na vesícula Mín. 21° Máx. 37°