A Universidade Estadual da Paraíba, num importante gesto de solidariedade e preocupação com o trabalho dos profissionais de saúde, que atuam na linha de frente no atendimento às pessoas com sintomatologia da Covid-19, fez uma doação de 790 protetores faciais à 6ª Gerência Regional de Saúde.
Segundo a gerente regional de saúde, Fernanda Érica, todos os 24 municípios da região de Patos, inclusive o SAMU, estão sendo contemplados com a proteção facial, que já está disponibilizado aos municípios, com entrega na própria Gerência.
Além dos municípios, parte desse EPI foi direcionada aos hospitais Janduhy Carneiro, Infantil Noaldo Leite, Maternidade Peregrino Filho, todos de Patos, o Sinhá Carneiro, de Santa Luzia, como também aos hospitais de São Mamede e Teixeira.
“Somos cientes das dificuldades de abastecimento de EPI na rede de saúde no Brasil como um todo. Todas a doações, repasses de material de uso de proteção para os profissionais de saúde são de suma importância para a melhoria e segurança dos serviços oferecidos à população nesse momento de extrema preocupação com a disseminação da Covid-19”, comentou Fernanda Érica.
O protetor facial foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Estratégicas em Saúde (Nutes-UEPB). Ele permite que as máscaras N95 usadas pelos profissionais de saúde, que de certa forma ficam protegidas contra o Coronavírus, tenham maior durabilidade, já que a escassez dessas máscaras no mercado tem sido um dos maiores problemas enfrentados pela rede que cuida de pacientes com Covid-19.
Assessoria
Mín. 24° Máx. 38°