Sábado, 21 de Setembro de 2024
Dr. Jeann Santiago
UNIFIP
Onco Patos
Destaque Destaque

Complexo Hospitalar de Patos vai ter 40 novos leitos para atendimento de casos de Covid e terá que selecionar novos profissionais

14/04/2020 às 18h23
Por: PATOS ONLINE Fonte: Assessoria
Compartilhe:

O anúncio de ampliação de leitos no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, para atendimento de casos sintomáticos respiratórios suspeitos de Covid-19 ou para os casos confirmados da doença feito nesta segunda-feira (13), pelo governador João Azevêdo, vai precisar de uma nova readequação da equipe e da unidade. Para tanto, a direção do Complexo precisará convocar novos profissionais, através de edital de seleção do estado para que, muito em breve, esses leitos estejam disponíveis para a população. Serão instalados 20 novos leitos de UTI e 20 leitos de enfermarias convencionais para atendimento de casos suspeitos ou confirmados que não precisarem de cuidados intensivos. A Secretaria de Estado de Saúde publicará edital de seleção nos próximos dias para preenchimento das vagas que serão necessárias com essa ampliação dos serviços.

Continua após a publicidade

            Atualmente, o Complexo opera com cinco leitos de UTI para Covid equipados com respiradores, mais 12 leitos de enfermaria destinados a pacientes que se enquadram nos protocolos do Covid, mas que não precisam de cuidados intensivos. Uma equipe multiprofissional especifica foi formada para atuar na área de isolamento, na área de sintomáticos respiratórios e nos cinco leitos de UTI para Covid-19, formada por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, explica que além desta equipe, todos os demais profissionais que atuam na unidade, seja na área vermelha, na verde e na classificação de risco, além dos plantonistas, também estão envolvidos de maneira intermitente com esses pacientes. O Complexo de Patos é referência no sertão para atendimento de urgência e emergência para 86 municípios, além dos casos de Covid-19. A unidade tem um total de 139 leitos.

            A diretora do Complexo reitera que os novos leitos não serão disponibilizados de imediato e que, portanto, para evitar o colapso do sistema de atendimento da unidade, é preciso que as pessoas permaneçam em isolamento social. “Vamos ter que selecionar os profissionais, treinar as equipes e ajustar esses novos espaços, portanto, não é uma ação da noite para o dia. Foi importante ter a notícia, poder contar com mais leitos, mas, a população precisa se conscientizar que todo serviço de saúde, seja ele público ou privado, tem suas limitações e se todo mundo adoecer de uma vez, o sistema vai colapsar e é isso que a gente quer evitar com essa medida de isolamento social”, reitera Liliane.

Continua após a publicidade
Reunidas

            Ela lembra que de acordo com os estudos e avaliações da doença, sabe-se que 5% das pessoas que contraem o vírus evoluem para a fase grave da doença, e é fundamental que quando isso ocorra os serviços estejam disponíveis para atender a demanda. “Quanto mais pessoas evoluírem para a fase grave, mais precisarão dos serviços de saúde e menor será nossa capacidade de atendimento. Então, por favor, fiquem em casa, sabendo que os integrantes dos serviços de saúde estão fazendo seu máximo, seguindo as orientações da OMS, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde da Paraíba”, finaliza Liliane.

            O que disse o governador

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

            O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (13), durante o programa ‘Fala, governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara, que determinou à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ampliação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de enfermaria no Complexo Hospitalar de Patos,  para atendimento dos casos de coronavírus na região. Com essa decisão, serão instalados no hospital 20 novos leitos de UTI e 20 leitos de enfermarias convencionais para atendimento de casos suspeitos ou confirmados que não precisarem de cuidados intensivos. Esses novos espaços serão dotados de monitores, bombas de infusão e respiradores. “O Estado está tomando todas as providências no que lhe cabe para prestar um bom serviço à população”, falou o governador.

Assessoria

Patos, PB Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
36°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 36°

Dom 36°C 21°C
Seg 36°C 22°C
Ter 35°C 22°C
Qua 36°C 22°C
Qui 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras