Sábado, 23 de Novembro de 2024
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Banner Topazio Tintas
UNIFIP
Banner Dra Rhaissa
Banner Dr Romulo
Mundo Mundo

EUA preparam indiciamento de esposa de Maduro por tráfico de drogas e corrupção

27/05/2020 às 17h06
Por: PATOS ONLINE Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:

Os Estados Unidos estão se preparando para acusar formalmente a esposa do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, nos próximos meses de crimes que podem incluir tráfico de drogas e corrupção, disseram quatro pessoas a par do caso à Reuters.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Se os EUA forem adiante com um indiciamento da primeira-dama, Cilia Flores, acredita-se que as acusações derivarão, ao menos em parte, de uma transação de cocaína frustrada que já levou dois de seus sobrinhos a uma penitenciária do estado norte-americano da Flórida.

Nicole Navas, porta-voz do Departamento de Justiça dos EUA, não quis comentar nenhuma investigação ou acusação pendente contra Flores. A esposa do líder venezuelano e seu escritório na Assembleia Nacional não responderam a perguntas para esta reportagem.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

O ministro da Informação da Venezuela, Jorge Rodríguez, disse à Reuters que as perguntas da agência de notícias sobre o possível indiciamento de Flores são "nauseantes, caluniosas e ofensivas", recusando-se a entrar em detalhes.

No final de março, procuradores norte-americanos indiciaram Maduro e mais de uma dúzia de ex-autoridades venezuelanas por narcoterrorismo e tráfico de drogas. Maduro, hoje em seu oitavo ano como presidente, passou anos tentando inundar os EUA com cocaína, alegaram os procuradores, na tentativa de enfraquecer a sociedade do país e fortalecer sua posição e riqueza.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Em um pronunciamento televisionado feito após os indiciamentos, ele refutou as acusações apresentadas contra si e seus colegas, rotulando-as como uma fabricação de motivação política do governo do presidente dos EUA, Donald Trump. "Você é uma pessoa horrível, Donald Trump", ele disse. Seu escritório não respondeu a pedidos de comentários sobre esta reportagem.

Os indiciamentos de março e as acusações possíveis contra Flores chegam em meio a uma nova campanha de Washington para aumentar a pressão sobre Maduro. O líder socialista, Flores e outros membros do "círculo íntimo" de Maduro são alvo de punições do Departamento do Tesouro dos EUA desde 2017. Flores é uma parlamentar de longa data e mediadora política do Partido Socialista governante.

No ano passado, os EUA e seus aliados, incluindo o Brasil, reconheceram o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino, vendo a reeleição de Maduro em 2018 como uma farsa. Mas Maduro continua no poder, apoiado pelos militares da nação e por Rússia, China, Cuba e Irã – uma fonte de frustração crescente para Trump, de acordo com algumas autoridades norte-americanas.

Em entrevistas concedidas à Reuters, Yazenky Lamas, ex-guarda-costas de Flores hoje preso, disse que ela estava ciente dos crimes de familiares, incluindo o esquema de tráfico de cocaína pelo qual seus sobrinhos foram condenados por um tribunal dos EUA. As entrevistas, as primeiras que ele concede desde que foi encarcerado, foram a primeira ocasião em que Lamas fez suas acusações em público.

CNN Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Dom 36°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras