Por decisão do Conselho Municipal de Educação, a Secretaria de Educação de Mãe d’Água iniciou no dia 04 de maio, o regime especial de ensino remoto como alternativa para o período de isolamento social diante da pandemia do Coronavírus. A decisão e a proposta foram bem acolhidas pelos profissionais da Rede Municipal de Educação, os alunos e as famílias.
“Com os objetivos de manter os vínculos entre a escola, os alunos e a família, diminuir os prejuízos ocasionados pela suspensão das aulas e trabalhar os conteúdos pedagógicos, iniciamos nossas atividades adequando-as à realidade dos alunos, através de possíveis ferramentas virtuais e atividades impressas. Para tanto a equipe pedagógica da Secretaria de Educação e os gestores das unidades de ensino elaboraram um plano de ação estratégico para o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas”, explicou a secretária de Educação, Vânia Campos.
Como a secretária bem lembrou, as atividades vêm sendo preparadas de modo a atender todos os alunos da Rede Municipal, assegurando uma das diretrizes da Educação, que é a inclusão.
“Para os alunos que tem acesso à internet as atividades são enviadas através de WhatsApp e videoaulas pelo Youtube; para os que não tem, ou optaram por outro formato, as atividades são impressas e entregues na escola com data e hora marcada. Os alunos da zona rural também recebem as atividades em casa uma vez por semana, seguindo todas as recomendações de proteção repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde”, explicou Vânia.
Os desafios e a necessidade de adaptação ao novo formato de ensino proposto aos educadores e alunos também foram lembrados pela gestora. “Estamos vivenciando um período de muitos desafios, incertezas e insegurança; somos todos, mais do que nunca, aprendizes. Diria que nesse momento nós estamos sentados no mesmo banco, aprendendo as mesmas lições e todos com o mesmo desejo de acertar e contribuir da melhor forma com a nossa sociedade”, disse.
E, apesar das dificuldades de um novo começo, Vânia disse ter sido um mês bastante positivo, produtivo e participativo, e destacou a competência e o comprometimento dos profissionais da Educação.
“Esse primeiro mês de foi muita pesquisa, de muito diálogo e de experimentos. O resultado foi totalmente positivo, o que não nos surpreende por saber que trabalhamos com profissionais competentes e comprometidos. Para o momento apenas gratidão e a certeza que tudo vai passar e voltaremos fortalecidos pela nova experiência”, concluiu.
Cledilma Cordeiro











Ascom | Prefeitura de Mãe d’Água
ÔNIBUS ESCOLAR Prefeito Heitor Campos entrega novo ônibus escolar para estudantes de Cacimba de Areia
Chuvas Quixaba registra 54,5 mm em 24 horas, se aproxima dos 200 mm e lidera pluviometria de 2026 na região de Patos
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
Chuvas em 2026 Chuvas: Patos registra 25,2 mm nas últimas 24h; acumulado de 2026 já supera 100 mm em Cacimba de Areia, Quixaba e Passagem
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão Mín. 22° Máx. 35°