Sábado, 19 de Abril de 2025
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Joyce
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Banner JC Motos
Banner Chacara Canaa
Mundo Mundo

Trump desloca para China e OMS responsabilidade por mortes nos EUA

22/09/2020 às 23h34
Por: PATOS ONLINE Fonte: (Edição: Leonardo Lellis)
Compartilhe:

O analista de Internacional da CNN, Lourival Sant'Anna, avaliou que o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (22), na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), teve objetivo de eximi-lo da responsabilidade pelas mortes causadas pela Covid-19 no país.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

"O objetivo do discurso de Trump é deslocar do governo dele para a China – e colateralmente para a OMS – a responsabilidade por essas 200 mil mortes de Covid-19", avaliou Sant'Anna — acrescentando que, no início do ano, a Organização Mundial da Saúde, de fato, foi "complacente com a China, minimizou um pouco a ameaça e não foi totalmente transparente".

Para Sant'Anna, a fala de Trump – que citou a China ou os chineses por, pelo menos, 12 vezes – é uma tentativa de defender a resposta de seu governo contra a Covid-19 em um ano eleitoral — o presidente americano está atrás do democrata Joe Biden nas pesquisas. "É um discurso defensivo em relação à Covid-19 e ofensivo com relação à China", observou

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Por outro lado, o colunista apontou que o líder chinês Xi Jinping faz um esforço de deslocar a responsabilidade do país sobre a pandemia". "A China escondeu a pandemia durante várias semanas iniciais que eram muito importantes para o mundo", avaliou.O presidente chinês Xi Jinping durante Assembleia Geral da ONU

O presidente chinês Xi Jinping durante Assembleia Geral da ONU

Foto: Reprodução/CNN (22.set.2020)

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Trump cobrou que a China seja responsabilizada. "Ela proibiu os voos nacionais, mas permitiu que pessoas voassem para o restante do mundo e infectasse as populações. O governo chinês e a Organização Mundial da Saúde, que é virtualmente controlada pela China, disse que não havia possibilidade de transmissão de pessoa para pessoa, depois disseram que pessoas assintomáticas não espalhariam o vírus. Precisamos responsabilizar a China por suas ações", afirmou Trump.

presidente chinês Xi Jinping defendeu, nesta terça-feira (22), que "qualquer ação de politização e estigmação [da pandemia] deve ser rejeitada". "A Covid-19 não será a última crise a confrontar a humanidade, então precisamos nos unir para enfrentar mais desafios mundiais. Todos os países estão conectados e temos um futuro em comum. Nenhum país ganha com as dificuldades de outro", disse.

CNN Brasil

(Edição: Leonardo Lellis)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 17h06 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Dom 35°C 22°C
Seg 34°C 22°C
Ter 35°C 22°C
Qua 35°C 22°C
Qui 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras