Quinta, 10 de Outubro de 2024
Banner Dra Rhaissa
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
Locais Locais

Em nota, diretor da UFCG nega maus tratos praticados contra animais, após denúncia da ONG Adota Patos

07/10/2020 às 06h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Genival Junior - Patosonline.com
Compartilhe:

O professor Sérgio Ricardo, diretor do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos, publicou uma note rebatendo a denúncia feita pela ONG Adota Patos, acerca de maus tratos a cães e gatos que vivem nas dependências da instituição.

Continua após a publicidade

O diretor discordou da nota da ONG que relatou negligência do Campus, por conta de alguns animais estarem morrendo dentro da universidade sem assistência, e pela falta de ações para melhorar a saúde dos animais.

Na nota, Sérgio Ricardo cita a construção de um abrigo para 50 animais, nas dependências da UFCG, e dá outros esclarecimentos sobre os pontos citados pela ONG. Confira na íntegra; 

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

CENTRO DE SAÚDE E TECNOLOGIA RURAL - CAMPUS DE PATOS-PB

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Continua após a publicidade
Banner Reunidas

A Direção do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande vem a público esclarecer a então denúncia “ ONG Adota Patos emite nota de repúdio à direção da UFCG por proibir alimentação de cães e gatos” veiculada na imprensa e redes sociais na ultima segunda-feira, dia 05 de outubro de 2020.

Desde 2018 a atual administração do CSTR/ UFCG vem se empenhando em tomar medidas para adequar a situação dos animais (cães e gatos) que vivem sob a tutela desse Campus, no sentido de assegurar uma saúde digna e melhor qualidade de vida. Para tanto, foram tomadas várias medidas administrativas, como:

Construção de um abrigo com capacidade de albergar até 50 cães, através da adaptação de uma antiga edificação que estava desativada dentro do Campus, e subdividida com várias salas de separação de machos e fêmeas, com comedouros e bebedouros; Viabilizar aquisição de ração de qualidade por meio de campanhas de doação por parte da comunidade acadêmica do Campus, de proprietários particulares, clínicas veterinárias particulares, dentre outras; Incentivo à promoção de parcerias com ONGs (Adota Patos), Hospital Veterinário Universitário da UFCG,  clínicas veterinárias particulares na realização gratuita de cirurgias de castração, doação de medicamentos e outros insumos para o controle da população dos animais e tratamento de doenças pré-existentes (TVT, doença do carrapato, etc.); Incentivar o senso de responsabilidade compartilhada dos animais com toda a comunidade acadêmica e a sociedade, através de campanhas de adoção, fazendo jus o compromisso do curso de Medicina Veterinária; Criação de resolução aprovada no Conselho Administrativo (CONSAD) institucionalizando as práticas e preceitos de garantias de bem-estar animal dentro do CSTR/UFCG, baseada na Lei de Crimes Ambientais 9605/95, art. 32 e que agora passa à esfera criminal (Lei 1.095/2019).

Sobre a notícia de que a Direção do CSTR/UFCG proibiu a alimentação dos animais e determinou a relocação dos mesmos, não tem o menor fundamento, pois estaria praticando crime institucional e de maus-tratos por abandono dos animais que sempre defendemos e lutamos por uma vida digna e amados por toda a comunidade acadêmica do Campus de Patos. A Direção do Campus está indignada com o teor dessa nota distorcendo a realidade dos fatos, pois, durante toda a Pandemia do Covid-19, tivemos muitas dificuldades de manter o funcionamento do abrigo dos animais com a interrupção das aulas e consequente afastamento de alunos e professores colaboradores. Isso levou a Direção do Campus determinar a soltura dos animais, o que culminou, inclusive, na agressão de uma cadela sobre um servidor do Campus.

Enfim, para manter integridade física dos animais e dos funcionário em circulação no Campus  do CSTR, publicamos um Ofício Circular, determinando: A proibição da distribuição de ração de cães e gatos de forma aleatória e desordenada, nos diversos setores do Campus, estabelecendo um local apropriado e seguro para todos; e que a Direção estava viabilizando, o mínimo de funcionamento do abrigo para apreensão dos animais agressivos para coibir ataques sobre as pessoas que transitam no Campus.

Patos, 06 de outubro de 2020.

Sérgio Ricardo A. Melo e Silva – Diretor do CSTR/UFCG.  

Por Genival Junior - Patosonline.com

Patos, PB Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 38°

Sex 36°C 22°C
Sáb 37°C 21°C
Dom 37°C 23°C
Seg 36°C 23°C
Ter 35°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras