Medidas como esterilização periódica de parcela da população de cães e gatos da cidade e campanhas de educação ambiental devem ser colocadas em prática.
O município de Patos foi condenado à obrigação de fazer acontecer o programa de manejo ético populacional de cães e gatos na cidade, segundo determinou o juiz Luiz Gonzaga Pereira de Melo Filho, em ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual.
Dentre as medidas a serem adotadas estão a esterilização periódica de parcela da população de cães e gatos da cidade, sobretudo animais de rua; campanha de educação ambiental quanto à importância da vacinação, vermifugação e castração e do combate aos maus tratos e ao abandono; e fiscalização do cumprimento do Código de Direito e Bem-estar Animal do Estado da Paraíba pelas pessoas físicas e jurídicas que criam animais para reprodução com fins comerciais.
O município informou que, apesar das dificuldades financeiras, vem adotando medidas necessárias para o controle populacional de cães e gatos em situação de rua, tais como reconhecimento da ONG Associação Adota Patos; a fixação de subvenção mensal de até R$ 3 mil para referida entidade; e a inauguração de Centro Cirúrgico para castração, para que se realize a esterilização de cães e gatos.
A ONG Associação Adota Patos informou que o município não vem apresentando as devidas providências e determinações técnicas legais, frente a problemática ambiental apresentada.
Na sentença, o juiz afirma não haver dúvida quanto ao dever do município de Patos de efetivar medidas necessárias ao controle populacional de animais de rua, devendo promover e incentivar fiscalização dos casos de abandono e maus tratos contra animais domésticos, divulgar informações para conhecimento da população quanto às conseqüências de abandono, fornecer pronto atendimento veterinário aos animais abandonados e/ou doentes, controlar a reprodução e proporcionar destinação adequada àqueles que eventualmente venham a óbito, bem como atender às exigências técnicas e legais que se fizerem necessárias para atenuar o risco de proliferação de doenças.
G1/PB
Espaço infantil Zig Zag aposta no brincar com propósito e se destaca como espaço infantil em Patos
Castração Prefeitura de Patos já castrou mais de 5 mil animais de rua no Centro de Castração e Recuperação
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe'
Novo espaço Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos Mín. 22° Máx. 36°