Sexta, 20 de Setembro de 2024
Onco Patos
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Mundo Mundo

Vacina gera resposta imunológica tanto em jovens quanto idosos, diz AstraZeneca

26/10/2020 às 16h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: (*Com informações da CNN Brasil)
Compartilhe:

vacina contra a Covid-19 que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford e a fabricante AstraZeneca produz resposta imunológica em idosos e jovens e as reações adversas foram menores entre as pessoas mais velhas, disse a AstraZeneca nesta segunda-feira (26).

Continua após a publicidade

Horas antes, o jornal Financial Times antecipou que a vacina ativa anticorpos protetores e células T em grupos de idade mais avançada, citando dois pesquisadores envolvidos no processo. 

Testes de sangue de imunogenicidade realizados em um subconjunto de participantes mais velhos complementam dados divulgados pelos pesquisadores em julho, que já mostravam que a vacina gerou "respostas imunes robustas" em um grupo de adultos saudáveis com idades entre 18 e 55 anos.

Continua após a publicidade
Dr Romulo

"É encorajador ver que as respostas de imunogenicidade foram semelhantes entre adultos mais velhos e mais jovens e que a reatogenicidade foi menor em adultos mais velhos, nos quais a gravidade da Covid-19 é maior", disse um porta-voz da AstraZeneca à agência Reuters.

"Os resultados trazem ainda mais o corpo de evidências para a segurança e imunogenicidade da AZD1222 (nome oficial da vacina)", disse o porta-voz.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Os detalhes da descoberta devem ser publicados em breve em um jornal científico, cujo nome ainda não foi divulgado. 

Apesar dos resultados positivos, ainda não é possível garantir que a vacina é segura e eficaz em pessoas mais velhas e outros estudos são necessários.

Em fala recente, o secretário de Saúde britânico Matt Hancock disse que a vacina de Oxford ainda não está pronta, mas que o governo do Reino Unido já prepara a logística para uma possível implementação.

Segundo ele, o governo britânico espera que o lançamento ocorra no primeiro semestre de 2021. 

À CNN, a pneumologista Margareth Dalcolmo, que é pesquisadora da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), afirmou, nesta segunda-feira (26), que os resultados são "positivos e muito promissores".

"Nos alenta muito nesse momento em que estávamos precisando de boas notícias", classificou ela, que, apesar disso, considerou que a aplicação de qualquer eventual vacina contra Covid-19 não deve ocorrer neste ano.

"Nenhuma vacina pode ser realistamente prevista para ser aplicada na população ainda em 2020", afirmou.

(*Com informações da CNN Brasil)

Patos, PB Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Sáb 36°C 20°C
Dom 36°C 21°C
Seg 35°C 22°C
Ter 36°C 22°C
Qua 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras