A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e setor de Vigilância Ambiental, vem a público solicitar apoio da população para o engajamento nas ações de controle e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de uma série de doenças, entre elas dengue, chikungunya e zika.
Elisangela Queiroz, coordenadora da Vigilância Ambiental, lembrou que a incidência de chuvas proporciona a procriação e proliferação do referido mosquito. Desta forma, é importante que a população fique atenta, sobretudo nos cuidados básicos que devem ser tomados.
Devido ao período de pandemia, a coordenadora Elisangela Queiroz informou que o trabalho dos agentes de endemias está sendo limitado, ou seja, o Ministério da Saúde recomenda que esses profissionais realizem apenas o trabalho educativo, por meio do repasse de informações sobre a prevenção no tocante ao mosquito.
Ela ressaltou que após qualquer chuva, é necessário que no dia seguinte as pessoas procurem realizar a limpeza dos quintais como forma de evitar que surjam focos do Aedes aegypti, a exemplo de limpar e manter fechadas as caixas de água, cisternas, além de esvaziar a água parada em recipientes expostos a céu aberto.
Por último, Elisangela frisou que quando uma pessoa faz sua parte, acaba contribuindo para que o mosquito também não se prolifere em outras áreas.
Ouça:
Coordecom
Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe'
Novo espaço Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município Mín. 22° Máx. 36°