A Prefeitura de Patos-PB, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Ambiental, informa aos pedestres, motoristas, motociclistas, ciclistas, comerciantes e demais pessoas residentes na cidade de Patos, que devido ao efeito eficaz de barreira sanitária no enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19), é necessário dar continuidade ao processo de Desinfecção Urbano Ambiental nos locais públicos, avenidas e bairros.
Neste sentido, achamos prudente esclarecer melhor sobre o produto que está sendo utilizado neste trabalho de sanitização.
Trata-se do Bactericida BZL Quaternário de Amônia, que é diluído em água potável, da seguinte forma:
- 1 ml de Bactericida BZL para cada 1 litro de água potável.
Segundo informações técnicas do fabricante, após aplicação, o quaternário de amônia BZL continua matando o vírus e bactérias no ambiente aplicado na média de 12 horas.
Informe importante:
Durante a aplicação do Bactericida BZL quaternário de amônia, a reação do produto reduz a oxigenação do ambiente, causando um leve incômodo nas vias respiratórias, como um pigarro na garganta.
Porém, esse efeito desaparece rapidamente se tomarmos os devidos cuidados, como:
- No caso de algum incômodo respiratório, a pessoa deve beber água e lavar com água corrente e detergente, o rosto e partes do corpo que possivelmente entraram em contato com o produto. Nesta situação, o detergente neutraliza a ação do cloreto de benzalcônio.
Outra recomendação importante é que, quando perceber a sinalização visual por giroflex amarelo do carro de apoio, que está devidamente sinalizado, bem como outros veículos de apoio da Superintendência de Trânsito (Sttrans) e Guarda Comunitária Municipal (GCM), ou mesmo ouvir a aproximação de ruídos por parte dos nebulizadores costais e do trator, saia do ambiente das calçadas para dentro da residência, do estabelecimento comercial, órgão público, ou para outro espaço reservado. Mas vale frisar que mesas e cadeiras devem permanecer no mesmo local. Caso o comércio esteja aberto, permaneça como está para que a desinfecção seja realizada nas portas.
Além dessas recomendações, a liberação do espaço público no momento da desinfecção é feita pelos agentes de trânsito, guardas municipais, e do supervisor responsável pela orientação e trajeto das equipes, e ainda pelos operadores de apoio.
Obs: Evite qualquer reação que possa causar constrangimento ou desacato ao profissional que está realizando o trabalho de Desinfecção Urbano Ambiental.
Art. 331 Código Penal - Desacatar Funcionário Público no exercício da função ou em razão dela - pena de detenção de seis meses a dois anos, ou multa.
Agradecemos a colaboração de todos. Com a Graça de Deus venceremos.
Att:
Elizângela Queiroz da Silva.
Matrícula = 9478
Coordenadora do Núcleo de Vigilância Ambiental
Enoques Antônio Pereira Oliveira.
Matrícula = 9480
Supervisor Geral da Vigilância Ambiental.
Responsável Técnico pela Desinfecção Urbano Ambiental.
Coordecom / Vigilância Ambiental

Galeria estourada Moradores denunciam galeria estourada há cerca de três meses no bairro Mutirão, em Patos
Inspiração Patoense de 12 anos escreve livros infantis e fala sobre amor pela leitura: 'Leio desde a barriga da minha mãe'
Novo espaço Casa da Cidadania em Patos ganha novas instalações e passa a funcionar no Shopping Guedes
Solidariedade Servente de pedreiro de Patos realiza mais uma etapa de tratamento de saúde e pede doações; saiba como ajudar
Galeria estourada Moradores do Jatobá denunciam esgoto a céu aberto há mais de uma semana em Patos
Arborização SEMADS intensifica arborização urbana com plantio de mudas em diversos pontos de Patos
Pesquisa de preços Pesquisa do Procon aponta redução do valor do quilo da laranja e aumento no quilo da maçã. Verifique outros produtos
Afastamento médico Jornalista Marcos Oliveira explica ausência da bancada da Rádio Espinharas e fala sobre cirurgia de vesícula
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município Mín. 22° Máx. 36°