A Polícia Federal na Paraíba desencadeou, na manhã desta terça-feira, 10, juntamente com a Receita Federal e o Ministério Público Federal- MPU, a Operação Transparência, para desarticular uma organização criminosa especializada em burlar a competitividade das licitações no ramo da construção civil.
A organização tinha como foco obter recursos provenientes de convênios federais firmados com o Ministério da Saúde, através da Fundação Nacional de Saúde- FUNASA. Os recursos eram oriundos de verbas do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC.
A operação conta também com a parceria da Controladoria Geral da União- CGU e do Grupo de Combate ao Crime Organizado- GAECO, do Estado da Paraíba.
Na ação, 150 policiais federais cumprirão 20 mandados de prisão temporária e 36 de busca e apreensão, na Paraíba, expedidos pela 1ª Vara de Justiça Federal. Participam também da operação 26 Auditores da Receita Federal e 11 servidores da CGU.
As investigações começaram em julho de 2009, a partir de informações coletadas pelo GAECO e Receita Federal, com a abertura de Inquérito Policial. Os suspeitos são acusados de crime contra a ordem tributária, corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação e formação de quadrilha.
Os presos, após exame de corpo de delito, serão encaminhados ao Centro de Educação da Polícia Militar e as presas ficarão custodiadas na Superintendência de Polícia Federal na Paraíba.
Será concedida entrevista coletiva a imprensa, ás 10h da manhã, na Superintendência de Polícia Federal na Paraíba, Rua Marechal Deodoro, 150, João Pessoa.
Comunicação Social SR/DPF/PB
Tel. 83-32142521
PRISÃO Polícia Militar cumpre mandado de prisão preventiva em Patos
POLICIAMENTO 3º BPM intensifica policiamento em áreas estratégicas de Patos
RESPOSTA RÁPIDA Suspeito de furtar farmácia é preso pela Polícia Militar minutos após crime, em Patos
TRAGÉDIA Morre no Hospital de Patos condutor de carro envolvido em grave acidente em Matureia
PROTEÇÃO INTEGRAL IV PF cumpre mandados em Patos e mais duas cidades paraibanas durante operação nacional contra crimes de abuso sexual infantojuvenil
NO BIVAR Homem é baleado em tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (27), em Patos
INVESTIGAÇÃO Polícia Civil investiga feminicídio de jovem de 20 anos em Desterro; delegado fala sobre o caso
CONTRABANDO PRF apreende 5 mil maços de cigarros contrabandeados em abordagem na BR-104, em Esperança
FEMINICÍDIO Jovem é encontrada morta em sítio na zona rural de Desterro; companheiro é suspeito e está foragido Mín. 22° Máx. 32°