Os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que na manhã desta quarta-feira, 16, usaram o centro da cidade de Patos como alternativa no seu itinerário foram parados por uma Blitz. Porém uma operação bem diferente do que as que vêm sendo realizadas na cidade. Hoje quem passou de fronte a Catedral de Nossa Senhora da Guia, foi parado pela Blitz Educativa do projeto Uma semana transitando com você, da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTRAN).
O projeto consiste na educação de crianças em relação à legislação de trânsito. Em sua sétima edição na cidade de Patos, a garotada fez abordagens, aplicou mini-multas (apenas de advertência) para motoristas e motociclistas que estavam transitando de alguma forma sem cumprir com tudo que manda a lei. Acompanhados dos policiais da CPTRAN, os jovens aprendizes davam dicas de como se comportar bem no trânsito, a necessidade de usar os equipamentos de segurança, cinto, capacete etc.
Para o Tenente Leonildes comandante da CPTRAN, a criança que desde cedo é educada quanto a como se comportar no trânsito ela será um bom motorista no futuro.
“Esse é um dos principais objetivos do projeto, que está a sete anos em evidência. Conscientizar na base para que tenhamos bons frutos no futuro. Nós não só trabalhamos na parte de fiscalização, mas também nessa parte educativa, fundamental para qualquer mudança de dados estatísticos que estavam alarmando a cidade de Patos”, declarou.
Já em relação aos trabalhos realizados pela CPTRAN, que desde o inicio de 2011, vem promovendo varias blitz na cidade de Patos, o tenente disse que as atividades vão continuar e que a redução em números de acidentes tem mostrado a eficácia desse trabalho.
“Se compararmos os números de acidentes em janeiro deste ano ao mesmo período de 2010, tivemos uma redução de quase 50% nos números de acidentes. Isso não só nas estatísticas da CPTRAN, mas também nos dados do SAMU. Eu considero isso como uma vitoria, são menos pessoas envolvidas em acidentes, menos mortes. Por isso essa fiscalização vai continuar não é só inicio de governo ou comando, os números mostram que o trabalho vem dando resultado positivo”, comentou.
Eduardo Rabêlo
VIOLÊNCIA Mulher é morta, e quatro pessoas ficam feridas após ataque a tiros em Marizópolis; suspeito foi preso durante tentativa de fuga
VIOLÊNCIA Família é expulsa de apartamento por grupo criminoso em João Pessoa
MUDANÇAS Polícia Civil promove mudanças na DRF, DHE e DEAM de Patos e nomeia novos delegados
CONTRABANDO Polícia Federal apreende produtos irregulares no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa
“SENHOR DAS ARMAS” Operação desarticula esquema de comércio irregular de armas, prende 10 pessoas e apreende arsenal na Paraíba
Aves Silvestres Polícia Ambiental apreende 29 aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal em Princesa Isabel
OPERAÇÃO IGNITE Operação da DHE prende três suspeitos ligados ao cultivo de maconha no Sertão da Paraíba
Operação Cítrico Sogra de prefeito afastado de Cabedelo era advogada de chefe de facção; veja quem é quem no esquema suspeito de desviar mais de R$ 200 milhões
Prisão Homem é preso suspeito de agredir morador de rua com pedaço de madeira em Pombal Mín. 22° Máx. 33°