Terça, 07 de Abril de 2026
Banner CCAA
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Paulo Arnon
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Brazaturo Patos
Cidade do Sol
Policial Policial

Polícia Federal divulga nomes dos policiais presos na Operação Squadre

13/11/2012 às 10h57
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

Subiu para 40 o número de presos na Operação Squadre, desencadeada na última sexta-feira pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público da Paraíba. Ontem, se apresentou à polícia o gerente da empresa Fator, que fazia segurança privada clandestina e era comandada pelo major da Polícia Militar, Gutenberg Nascimento e seu irmão Neubon Nascimento. O superintendente da PF, Marcello Diniz Cordeiro, informou que a milícia fazia segurança para grandes empresas e rede de supermercados e que os empresários serão ouvidos para esclarecimentos. Faltam cumprir cinco mandados de prisão. Ontem, a PF divulgou os nomes alguns presos na operação.       

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo Marcello, os alvos principais da operação foram presos e até ontem nenhum havia sido liberado. O prazo das prisões provisórias termina esta semana, porém o delegado da PF, Milton Neves, responsável pela investigação, pode pedir prorrogação para mais cinco dias (30 presos estão nessa situação). Ao todo, são 24 policiais militares e civis presos. “Faltam cinco pessoas se apresentarem, um cabo da Polícia Militar e quatro da Polícia Civil, envolvidas nas milícias que praticavam extorsão e ofereciam segurança clandestina. Do grupo de extermínio estão todos presos”, informou.

A operação Squadre desarticulou um grupo de extermínio que atuava na capital e em municípios da Grande João Pessoa. Integravam o grupo o subtenente da Polícia Militar Olinaldo Vitório Max, o sargento Erivaldo Batista – respondeu judicialmente por seis homicídios e foi inocentado pelo júri – e o cabo Vítor Padro Freire.

1)    Extermínio

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

Grupo matava em troca de algum tipo de favor, dinheiro ou alguma coisa que os compensassem de alguma maneira. O valor dependia da situação, mas havia também troca de favores. O grupo é suspeito da morte de “Betinho”, ex-presidiário que era procurado pela polícia e do cabo da PM, A. Santos. Todos estão presos preventivamente (mínimo 30 dias). Um deles, inclusive, tinha participação na venda ilegal de medicamentos. Os integrantes presidiários do PB-1 informavam os alvos a serem eliminados aos integrantes soltos.

Fazem parte:  

Ismael Porto do Nascimento (conhecido como Domel presidiário considerado de alta periculosidade);

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

Leonardo José Soares da Silva (presidiário conhecido como Leo)

Ednaldo Silva dos Santos (presidiário conhecido como Naldinho que tem estreita ligação com Vítor)

Andrilson Luiz de Lima

José Rodrigues da Silva (conhecido como Museu, agente da Polícia Civil)

Vítor Prado Freire (cabo da PM conhecido como Cabelo. Ameaçou o secretário de Segurança Cláudio Lima)

Elinaldo Vitório Max (subtenente da PM)

Erivaldo Batista (sargento da PM, já respondeu por seis homicídios e foi inocentado pelo júri. A PF vai investigar ligação do grupo com o júri).

2)    Segurança privada

Grupo mantinha a empresa Fator, que é legalizada na Polícia Federal, mas usava civis armados e sem preparação para fazer a segurança de empresas e estabelecimentos comerciais. O grupo também tem envolvimento com a compra e venda de armas e munições, prática comum nas três milícias.

 Fazem parte:

Gutenberg Nascimento (major da PM)

Neubon de Lima Nascimento (capitão da PM e irmão de major Gutenberg)

Jackson Barreto dos Santos (sargento)

Josinaldo (gerente da empresa Fator)

3)    EXTORSÃO E ROUBO 

Grupo extorquia dinheiro de traficantes, assaltantes de banco e outros criminosos. 

Fazem parte:

César Batista Dias (agente da PC)

Esdras Almeida de Oliveira (agente)

Lúcio Flávio de Almeida de Lima (agente)

Eduardo Jorge Ferreira (agente)

Milton Luiz da Silva (agente)

Edilson Araújo de Carvalho (delegado)

Alberto Jorge Dias (delegado)

Ednaldo Adolfo de Sousa (capitão da PM)

Gilberto (comissário)

José de Paula Cavalcanti

Júnior (agente penitenciário).

 

 

Portalcorreio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Qua 30°C 22°C
Qui 33°C 22°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 31°C 22°C
Dom 32°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras