Subiu para 40 o número de presos na Operação Squadre, desencadeada na última sexta-feira pela Polícia Federal (PF) e Ministério Público da Paraíba. Ontem, se apresentou à polícia o gerente da empresa Fator, que fazia segurança privada clandestina e era comandada pelo major da Polícia Militar, Gutenberg Nascimento e seu irmão Neubon Nascimento. O superintendente da PF, Marcello Diniz Cordeiro, informou que a milícia fazia segurança para grandes empresas e rede de supermercados e que os empresários serão ouvidos para esclarecimentos. Faltam cumprir cinco mandados de prisão. Ontem, a PF divulgou os nomes alguns presos na operação.
Segundo Marcello, os alvos principais da operação foram presos e até ontem nenhum havia sido liberado. O prazo das prisões provisórias termina esta semana, porém o delegado da PF, Milton Neves, responsável pela investigação, pode pedir prorrogação para mais cinco dias (30 presos estão nessa situação). Ao todo, são 24 policiais militares e civis presos. “Faltam cinco pessoas se apresentarem, um cabo da Polícia Militar e quatro da Polícia Civil, envolvidas nas milícias que praticavam extorsão e ofereciam segurança clandestina. Do grupo de extermínio estão todos presos”, informou.
A operação Squadre desarticulou um grupo de extermínio que atuava na capital e em municípios da Grande João Pessoa. Integravam o grupo o subtenente da Polícia Militar Olinaldo Vitório Max, o sargento Erivaldo Batista – respondeu judicialmente por seis homicídios e foi inocentado pelo júri – e o cabo Vítor Padro Freire.
1) Extermínio
Grupo matava em troca de algum tipo de favor, dinheiro ou alguma coisa que os compensassem de alguma maneira. O valor dependia da situação, mas havia também troca de favores. O grupo é suspeito da morte de “Betinho”, ex-presidiário que era procurado pela polícia e do cabo da PM, A. Santos. Todos estão presos preventivamente (mínimo 30 dias). Um deles, inclusive, tinha participação na venda ilegal de medicamentos. Os integrantes presidiários do PB-1 informavam os alvos a serem eliminados aos integrantes soltos.
Fazem parte:
Ismael Porto do Nascimento (conhecido como Domel presidiário considerado de alta periculosidade);
Leonardo José Soares da Silva (presidiário conhecido como Leo)
Ednaldo Silva dos Santos (presidiário conhecido como Naldinho que tem estreita ligação com Vítor)
Andrilson Luiz de Lima
José Rodrigues da Silva (conhecido como Museu, agente da Polícia Civil)
Vítor Prado Freire (cabo da PM conhecido como Cabelo. Ameaçou o secretário de Segurança Cláudio Lima)
Elinaldo Vitório Max (subtenente da PM)
Erivaldo Batista (sargento da PM, já respondeu por seis homicídios e foi inocentado pelo júri. A PF vai investigar ligação do grupo com o júri).
2) Segurança privada
Grupo mantinha a empresa Fator, que é legalizada na Polícia Federal, mas usava civis armados e sem preparação para fazer a segurança de empresas e estabelecimentos comerciais. O grupo também tem envolvimento com a compra e venda de armas e munições, prática comum nas três milícias.
Fazem parte:
Gutenberg Nascimento (major da PM)
Neubon de Lima Nascimento (capitão da PM e irmão de major Gutenberg)
Jackson Barreto dos Santos (sargento)
Josinaldo (gerente da empresa Fator)
3) EXTORSÃO E ROUBO
Grupo extorquia dinheiro de traficantes, assaltantes de banco e outros criminosos.
Fazem parte:
César Batista Dias (agente da PC)
Esdras Almeida de Oliveira (agente)
Lúcio Flávio de Almeida de Lima (agente)
Eduardo Jorge Ferreira (agente)
Milton Luiz da Silva (agente)
Edilson Araújo de Carvalho (delegado)
Alberto Jorge Dias (delegado)
Ednaldo Adolfo de Sousa (capitão da PM)
Gilberto (comissário)
José de Paula Cavalcanti
Júnior (agente penitenciário).
Portalcorreio
Tráfico de drogas Polícia Militar apreende drogas e conduz suspeita por tráfico em São Mamede
Balanço Final PRF encerra Operação Semana Santa com baixo índice de acidentes no Sertão da Paraíba
Ação policial PRF recupera animais furtados e cumpre mandado de prisão na BR-230, em Sobrado/PB
Espancamento Quatro suspeitos de espancar jovem com mangueira de botijão de gás são presos em operação policial no Vale do Piancó
Exploração infantil PF cumpre mandado contra exploração sexual infantojuvenil na Paraíba
Balanço Final Operação Semana Santa 2026: 3º BPM divulga balanço e destaca operacional e tranquilidade na região de Patos
Acidente fatal Equipe do SAMU reverte parada cardíaca em jovem após grave acidente em Cacimbas, mas vítima não resiste e tem morte cerebral confirmada no Hospital de Patos
Acidente Caminhão tomba na Serra do Teixeira na tarde desta segunda-feira (6)
Ações Policiais PRF na Paraíba intensifica fiscalizações, prende dois indivíduos, flagra transporte irregular de mercadoria e apreende diversos veículos Mín. 22° Máx. 32°