Gente e bicho de vez em quando invertem seus papéis, ou seja, o homem age como fera irracional e o animal assume características humanas. Foi o que aconteceu durante o Carnaval na cidade de Nova Olinda, localizada no sertão paraibano.
Ferida por uma facada profunda que lhe deixou as vísceras de fora, uma jumenta ainda percorreu centenas de metros até o destacamento da Polícia Militar, onde faleceu ante o desespero de um filhote. A cria não abandonou a mãe ferida, que recebia cheiros como afagos de adeus, e só deixou o local quando o corpo foi retirado do centro da cidade e levado a uma área rural.
Mas a morte não ficou impune, comovidos com a brutalidade, os policiais resolveram agir assim que constataram que se tratava de um crime contra o animal. Motivados também pela comoção e revolta popular, o cabo Genário, comandante do destacamento local, junto com outro policial, o cabo Chagas, ambos na foto ao lado, iniciou um trabalho de investigação para saber quem teria esfaqueado o bicho.
Não faltaram testemunhas e todas apontavam para um único suspeito, visto na véspera na companhia dos dois animais dentro do pátio da sede da Prefeitura. O acusado é um menor de 17 anos, que já é conhecido da polícia por atos delinquentes, inclusive, segundo o cabo, chegou até a ser apreendido por ameaçar o pai com uma faca.
Apreendido em sua residência, onde vive maritalmente com uma mulher, a princípio ele negou o crime, mas depois resolveu entregar a faca utilizada contra o animal por pura maldade. A detenção aconteceu na noite da última segunda-feira (11).
O menor, que passou toda a noite na delegacia, foi acompanhado pelo Conselho Tutelar, que encaminhará um relatório do caso à Promotoria da Infância e Juventude. A PM também enviou relato da ocorrência ao delegado plantonista.
Embora o menor tenha sido liberado na manhã da terça-feira, 12, o esclarecimento do fato e a apreensão do autor do delito deixaram a população grata à PM por não deixar um crime contra as leis ambientais sem resposta.
“Por onde a gente passa, as pessoas nos cumprimentam e agradecem”, comentou o cabo Genário.
"O que mais me chamou a atenção foi esse animal, que, por causa da gravidade do ferimento, poderia ter ido se refugiar no mato ou morrido no próprio local, mas ainda teve força para caminhar até em frente ao prédio da polícia, como se, instintivamente, clamasse por Justiça”, acrescentou.
Wscom com (com Folha do Vali)
Acidente Caminhão tomba na Serra do Teixeira na tarde desta segunda-feira (6)
Ações Policiais PRF na Paraíba intensifica fiscalizações, prende dois indivíduos, flagra transporte irregular de mercadoria e apreende diversos veículos
Golpe! Golpista usa foto de delegado patoense para aplicar fraudes em comerciantes na Paraíba
Assalto Agência do Banco do Brasil é alvo de explosão durante ataque criminoso na Paraíba
Acidente Colisão na PB-262 deixa policial militar ferida, e motorista é detido por sinais de embriaguez
Trecho perigoso Trecho perigoso volta a registrar acidente: colisão no Domingo de Páscoa ocorre no mesmo local de capotamento na sexta (03), no Vale do Pajeú
Prisão Motorista é preso com arma de fogo e veículo com restrição após direção perigosa em Catolé do Rocha
Fatalidade No Sertão: homem morre após sofrer descarga elétrica durante serviço de manutenção em caixa d’água
Motos recuperadas CPTran recupera motos adulteradas e com restrição durante ações em Patos Mín. 22° Máx. 32°