Segunda, 06 de Abril de 2026
UNIFIP
Banner CCAA
Banner Dr Romulo
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Paulo Arnon
Banner Brazaturo Patos
Cidade do Sol
Policial Policial

Após fuga de detentos, diretor da cadeia pública é exonerado em São Bento

14/06/2013 às 11h10
Por: PATOS ONLINE Fonte:  
Compartilhe:

A Secretaria de Administração Penitenciaria da Paraíba (Seap) determinou na manhã desta quinta-feira (13) que após a fuga de nove presos da cadeia pública de São Bento, a exoneração da diretoria da cadeia, abriu uma sindicância para apurar a fuga e um inquérito também já foi instaurado para analisar se teve facilitação na fuga.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Quem vai assumir a atividades da cadeia pública são os agentes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) até a nomeação de um novo diretor para a unidade.

Caso tenham informações sobre os fugitivos, a população pode ajudar por meio dos telefones (83) 3218-4445 – Gerencia de Inteligência da Seap, (83) 3218-4480 – Coordenação Penitenciária da Seap que funciona 24 horas ou pelo Disk Denúncia 197 da Polícia Civil.

A fuga

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

Nove presos fugiram no início da tarde desta quarta-feira (12), da cadeia pública da cidade paraibana de São Bento (localizada no Sertão paraibano a 375 km da Capital). O grupo pulou o muro da unidade prisional utilizando uma corda improvisada com roupas e lençóis, chamada 'teresa'.

De acordo com informações da Polícia Militar de São Bento, os presidiários aproveitaram que duas celas estavam abertas para empreender fuga.

Uma varredura está sendo feita pela PM na zona rural da cidade. A Secretaria de Administração da Paraíba (Seap) investiga o envolvimento da direção na cadeia na fuga. 

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

O secretário Walber Virgolino fez uma revelação surpreendente. Na última vistoria realizada na unidade, no dia 10 de abril deste ano, a equipe descobriu uma pequena fábrica clandestina de rede dentro da cadeia. Foram apreendidas máquinas e material utilizado para confecção das redes.

“A Seap detectou diversas irregularidades da cadeia. Encontramos diversas máquinas em celas, o que é proibido. A Secretaria investiga quem era beneficiado pelo dinheiro arrecado com a venda das redes de dormir produzidas pelos presidiário”, frisou Virgolino, informando que mais de R$ 1 mil em espécie foram apreendidos em poder dos detentos.

Durante a inspeção, conforme o secretário, foram constatadas algumas regalias aos presos como banho de sol de manhã e tarde, diariamente, e as celas sempre abertas. O secretário disse que investiga agora se há relação entre a fuga dos presos e o fim dessas regalias. " Uma sindicância foi aberta para apurar todas essas irregularidades". A cadeia local atingiu sua capacidade máxima da população prisional.

São Bento é considerada uma cidade pólo industrial têxtil, conhecida pela fabricação de redes e mantas. Atualmente, exporta redes de dormir para todos os estados do Brasil bem como para a maioria dos países da América do Sul, África, Europa e Ásia. A cidade é chamada de Capital Mundial das Redes por produzir por ano cerca de 12 milhões de redes.

Lista com os nomes dos presidiários:

Aldo Ferreira de Sousa

Elionielson da Silva Santos

George dos Santos Diniz

José Batista

José Neto Alves da Silva

José Romário Diniz da Silva

Manoel Ferreira de Sousa

Marciano Medeiros Alves

Artur Araújo Filho (sem foto)

 

Portalcorreio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 34°

Ter 32°C 22°C
Qua 31°C 22°C
Qui 35°C 22°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras