Um cearense de 31 anos foi preso na quinta-feira (3) na cidade de Patos, Sertão da Paraíba, quando tentava abrir uma conta em um banco público com documentos falsos. De acordo com as investigações da Polícia Federal, responsável pela prisão, o objetivo do suspeito era, com a abertura de contas bancárias, fazer empréstimos e até financiar veículos. A PF acredita que mais pessoas possam fazer parte do esquema criminoso.
O suspeito pode responder, ainda de acordo com a PF, por falsidade ideológica e crime contra o sistema financeiro nacional. Se condenado, pode pegar de dois a seis anos de prisão por cada crime. Com o homem, foram apreendidos carteiras de identidade, CPF, cartões de bancos de titulares diferentes, além de comprovantes de residência. Comprovantes de pagamento de imposto de renda com autenticação mecânica falsificada também foram apreendidos.
O delegado Derly Brasileiro explicou como o esquema funcionava. "Essas pessoas abrem contas e, por meio desse processo, elas retiram todos os valores, como por exemplo, limites de cheque especial e usam a abertura de contas para financiamento de veículos em lojas de Patos", disse.
Derly Brasileiro alertou, sobretudo os gerentes das instituições financeiras, para tomar cuidado na abertura de contas. "Essas pessoas [os estelionatários] ganham dinheiro - e não é pouco. Apenas um dos golpes deu um prejuízo de cerca de R$ 60 mil a um banco público da cidade. Então, vai o alerta para que os gerentes tomem todo cuidado, principalmente com pessoas que não são da cidade", afirmou.
Fonte: G1 PB e TV Paraíba
Foto: Mais Patos
ACIDENTE Jovem de 19 anos morre em acidente de motocicleta neste domingo (08) no Sertão
HOMICÍDIO Idoso de 78 anos é morto a tiros em Bom Jesus, no Sertão da Paraíba; suspeitos fugiram de moto
Apreensão Veículo com registro de roubo é interceptado na BR-230, em São Mamede
POLICIAL Polícia Militar apreende motocicleta com suspeita de adulteração durante averiguação de denúncia de ameaças em Santa Luzia
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Homem é preso suspeito de agredir companheira com soco e ameaçá-la com foice na zona rural de Cacimbas
PRISÃO Homem foragido da Justiça da Bahia é preso dentro de ônibus interestadual em Catolé do Rocha
PARAÍBA MAIS SEGURA Polícia Militar intercepta carro, prende suspeito e apreende três pistolas que seriam transportadas de Santa Luzia para Natal
PRISÃO Polícia Civil prende na Paraíba mulher condenada por peculato em esquema de desvio de R$ 230 milhões em Roraima
MANDADO DE PRISÃO Homem investigado por homicídio em Gurinhém é preso pela DHE em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 36°