Nos últimos 10 meses, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da 1ª Ciretran, em Campina Grande, recuperou e devolveu aos donos 111 ciclomotores, que são as motocicletas abaixo de 50 cilindradas conhecidas como 'cinquentinhas'. Os veículos foram roubados ou tomados por assalto, mas recuperados durante as fiscalizações de trânsito realizadas em parceria com a 3ª Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran).
A identificação dos veículos roubados só foi possível em virtude de um trabalho implantado na Seção de Policiamento de Trânsito da 1ª Ciretran, onde é feita a verificação da nota fiscal dos ciclomotores e que já constatou a apresentação de muitas notas fiscais falsificadas.
Com base nesses dados, a 3ª CPTran mapeou toda a cidade e, a partir daí, aumentou as fiscalizações nos pontos mais críticos. Só no último final de semana, duas cinquentinhas foram recuperadas e devolvidas aos donos.
A identificação dos veículos roubados é possível graças ao cruzamento de informações entre a Ciretran e a Delegacia de Roubos e Furtos. O Detran alerta aos usuários que, caso tenham o veículo furtado, façam o boletim de ocorrência, preferencialmente, na delegacia especializada, o que agiliza a comunicação entre os órgãos de segurança.
Outra medida que deve ser adotada pelo usuário que tiver o veículo roubado é enviar ao Detran cópia do boletim de ocorrência e da nota fiscal do veículo, a fim de que ele entre na lista dos veículos roubados.
As 'cinquentinhas' irregulares, apreendidas durante as fiscalizações de trânsito são levadas para o pátio da Ciretran. Para recuperar o veículo, o proprietário precisa apresentar a nota fiscal ou o comunicado de venda.
Secom-pb
HOMICÍDIO Idoso de 78 anos é morto a tiros em Bom Jesus, no Sertão da Paraíba; suspeitos fugiram de moto
Apreensão Veículo com registro de roubo é interceptado na BR-230, em São Mamede
POLICIAL Polícia Militar apreende motocicleta com suspeita de adulteração durante averiguação de denúncia de ameaças em Santa Luzia
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Homem é preso suspeito de agredir companheira com soco e ameaçá-la com foice na zona rural de Cacimbas
PRISÃO Homem foragido da Justiça da Bahia é preso dentro de ônibus interestadual em Catolé do Rocha
PARAÍBA MAIS SEGURA Polícia Militar intercepta carro, prende suspeito e apreende três pistolas que seriam transportadas de Santa Luzia para Natal
PRISÃO Polícia Civil prende na Paraíba mulher condenada por peculato em esquema de desvio de R$ 230 milhões em Roraima
MANDADO DE PRISÃO Homem investigado por homicídio em Gurinhém é preso pela DHE em São José do Bonfim
TRÁFICO DE DROGAS DHE desarticula ponto de tráfico no bairro São Sebastião, em Patos, apreende drogas e arma e conduz dois suspeitos à delegacia Mín. 23° Máx. 36°