Nove anos depois que cinco policiais militares foram acusados de torturar e matar um jovem emPrincesa Isabel, no Sertão paraibano, um deles foi condenado ne quarta-feira (14) pelo Tribunal do Júri de Campina Grande. Os outro quatro policiais foram absolvidos. Em 26 de junho de 2005, Claudio Henrique Freitas dos Santos foi morto com vários tiros nas costas dentro de um sítio.
A sentença com a condenação do policial José Jean Tavares Rabelo foi lida pelo juiz por volta das 22h. Ele foi condenado a oito anos de prisão, mas o advogado dele informou que vai recorrer. O capitão Anacleto de Sá Cavalcanti Neto e o policial Julio Feliciano Cazer da Silva foram absolvidos. A família de Claudio Henrique não estava em Campina Grande, mas, por telefone, o irmão dele comentou que os familiares não estão satisfeitos com o resultado do julgamento e que a família ainda vai recorrer.
Os policiais tinham sido expulsos acusados de torturar testemunhas. O advogado de defesa Harlei Cordeiro explicou que a polícia agiu em legítima defesa. "A vítima tinha assassinado um policial, como está provado no processo, e quando a polícia chegou para efetuar a prisão foi recebida a bala e houve o revide", alegou.
Segundo o Ministério Público da Paraíba (MPPB), a vítima tinha participado de uma brincadeira de 'roleta russa' dias antes com um soldado da Polícia Militar. O policial foi encontrado morto com um tiro na cabeça.
Vários policiais realizaram as buscas dos suspeitos pela morte, mas segundo o MP a investigação descobriu que o próprio policial teria feito o disparo. O promotor explicou que o capitão Anacleto comandou a operação de busca e outras testemunhas do caso foram torturadas na região.
"Enquanto eles realizavam a busca pelo suspeito iam torturando as pessoas. O rapaz estava escondido por medo, não porque tinha cometido o crime, mas porque sabia que seria caçado pelos policiais", explicou o promotor Osvaldo Lopes.
O julgamento foi trasnferido para Campina Grande por medidas de segurança, segundo o MPPB. "É normal que o processo seja desaforado, por questões de proteção das testemunhas e várias outras questões dentro do processo", disse o promotor.
Fonte - G1/PB
Acidente Caminhão tomba na Serra do Teixeira na tarde desta segunda-feira (6)
Ações Policiais PRF na Paraíba intensifica fiscalizações, prende dois indivíduos, flagra transporte irregular de mercadoria e apreende diversos veículos
Golpe! Golpista usa foto de delegado patoense para aplicar fraudes em comerciantes na Paraíba
Assalto Agência do Banco do Brasil é alvo de explosão durante ataque criminoso na Paraíba
Acidente Colisão na PB-262 deixa policial militar ferida, e motorista é detido por sinais de embriaguez
Trecho perigoso Trecho perigoso volta a registrar acidente: colisão no Domingo de Páscoa ocorre no mesmo local de capotamento na sexta (03), no Vale do Pajeú
Prisão Motorista é preso com arma de fogo e veículo com restrição após direção perigosa em Catolé do Rocha
Fatalidade No Sertão: homem morre após sofrer descarga elétrica durante serviço de manutenção em caixa d’água
Motos recuperadas CPTran recupera motos adulteradas e com restrição durante ações em Patos Mín. 22° Máx. 34°