O Terceiro Batalhão de Polícia Militar (3° BPM), com sede em Patos, realizou na tarde desta segunda-feira, dia 19, na Câmara Municipal de Patos, a aula inaugural do Curso de Formação de Soldados 2015.1 (CFSD).
O evento foi prestigiado pelos familiares dos alunos, pelo comandante do 3° BPM, Coronel Campos, pelo Comandante do CPR II, Coronel Gerônimo, pelo Major S. Filho, Sargento Ilizeu, do Tiro de Guerra, Sargento Ronnieri, do BOPE e instrutor de tiro do 3° BPM, e demais militares que fazem parte do Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (NUFAP).
Responsável pelo NUFAP, Capitão Onassis, esclareceu que o curso ocorre em um período de 9 a 10 meses onde os 59 alunos passam por diversas disciplinas de formação, desde Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Técnicas de Abordagem até o Direito Penal. Após o curso, os alunos são distribuídos pela região, onde poderão colocar em prática as técnicas do curso para o bem da população. “Depois de todo esse momento, o aluno é preparado e entregue a sociedade para fazer o patrulhamento nas ruas, para atuar nas diversas áreas da Polícia, quer seja policiamento motorizado, policiamento de rádio patrulha, inclusive atividades externas”, explicou.
Já o comandante do 3° BPM, Coronel Campos, afirmou que o curso de formação de soldados é o resultado de grandes estudos feitos desde a fundação da corporação até se chegar a atual matriz curricular, tendo em vista a sua contribuição para a formação técnica profissional do cidadão civil. “O CFSD é esse instrumento pedagógico que o Estado coloca a disposição através da Polícia Militar, para forjar, capacitando esses homens e mulheres que incorporaram na nossa Polícia para passarem depois de 10 meses, a servirem à população no combate a criminalidade e na implementação da Segurança Pública”, explicou.
Campos ainda afirmou que o CFSD também prioriza a formação humana, onde os novos policiais poderão valorizar a vida, já que estes são detentores dela.
O comandante garantiu que até o final do curso, os alunos poderão estagiar em outras modalidades. “Acredito que no final do curso, nós poderemos ofertar estágios na área de Caatinga, táticas em duplas, cursos mais acentuados na área de gerenciamento de crise. Então, nós estamos à disposição para que aqueles conhecimentos que nós adquirimos possa fazer parte também do conhecimento a ser adquirido por eles”, acentuou.
São responsáveis pelo NUFAP, em Patos, os policiais, Capitão Onassis, Tenente Eric, Tenente Layla, Tenente Galdino, Cabo Amauri, Soldado Fabrício e o Secretário Rosemberg.
Acilene Candeia
Mín. 20° Máx. 35°