Sexta, 30 de Maio de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Banner Psique
Banner Chacara Canaa
Banner Dra Monnara
UNIFIP
Banner JC Motos
Policial Policial

Fogo na Serra Preta é controlado após 7 dias, na PB; incêndio pode ter sido criminoso, diz Bombeiros

30/09/2019 às 12h05
Por: PATOS ONLINE Fonte: G1 PB
Compartilhe:
Fogo na Serra Preta é controlado após 7 dias, na PB
Fogo na Serra Preta é controlado após 7 dias, na PB

Após sete dias, o incêndio de grandes proporções que atingiu a Serra Preta, em Mãe D’Água, no Sertão da Paraíba, foi controlado, conforme informou na manhã desta segunda-feira (30) o comandante Regional do Corpo de Bombeiros, Saulo Laurentino. De acordo com o coronel, as chamas, que começaram no dia 22 de setembro, foram controladas no último domingo (29), mas o fogo ainda não foi extinto. A suspeita dos bombeiros é de que o incêndio seja criminoso.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo o comandante, há suspeita de que o incêndio seja criminoso porque vários moradores da região denunciaram a presença de um homem circulando em uma motocicleta próximo aos principais focos do incêndio.

“As equipes do combate receberam informações de que moradores viram uma pessoa de motocicleta, às margens das estradas, ateando fogo propositalmente em várias propriedades rurais da região. E quando a gente analisou toda a área, as características apontam que o fogo realmente pode ter sido criminoso”, explicou Saulo Laurentino.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos
Bombeiros trabalham no local para tentar extinguir fogo totalmente, na Serra Prera, Sertão da PB — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Bombeiros trabalham no local para tentar extinguir fogo totalmente, na Serra Prera, Sertão da PB — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Na manhã do último sábado (28), os bombeiros conseguiram controlar os principais focos do incêndio. Mas, segundo o comandante, ainda durante a tarde do sábado, as chamas se descontrolaram novamente devido ao calor e ao clima seco da região.

“Agora o fogo está controlado, mas não extinto na totalidade. No sábado, a gente conseguiu controlar a maioria dos focos do incêndio, mas no mesmo dia houve descontrole das chamas novamente. Foi neste domingo [29] que conseguimos de fato controlar o fogo, para esse trabalho a gente recebe apoio de militares de Campina Grande e João Pessoa”.

Continua após a publicidade
Banner Dra Daniela
Principais focos do incêndio foram controlados, mas fogo não foi totalmente extinto — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Principais focos do incêndio foram controlados, mas fogo não foi totalmente extinto — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Uso de drones para mapeamento da área

Ainda conforme o comandante Regional do Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira, cerca de 25 militares atuam no combate ao incêndio. Além disso, as equipes vão receber apoio de drones para realizar o mapeamento da área atingida pelo fogo. “Esses drones auxiliam os bombeiros no trabalho de mapeamento da região, e também vai nos ajudar a dimensionar a área queimada”, destacou.

Cerca de 25 militares fazem força tarefa para extinguir o fogo na Serra Preta, no Sertão da PB — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
Cerca de 25 militares fazem força tarefa para extinguir o fogo na Serra Preta, no Sertão da PB — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Incêndio começou no dia 22 de setembro

O incêndio de grandes proporções atinge a Serra Preta desde o dia 22 de setembro. De acordo com o coronel Saulo Laurentino, o fogo chegou a ser controlado entre a quarta (25) e a quinta-feira (26), mas, como o local é de difícil acesso, as chamas teriam se alastrado na manhã da sexta-feira (27), reduzidas no período da tarde, mas continuaram totalmente descontroladas na região.

Conforme Saulo Laurentino, a terra no local é bastante íngreme. “O fogo é no pico da serra. O combate é desgastante, porque as viaturas só conseguem chegar até um certo ponto, então precisamos levar todo o material de combate caminhando até o local, é cerca de uma hora caminhando só pra chegar lá em cima”, salientou.

Fogo estava totalmente descontrolado, segundo bombeiros, em Mãe D'Água, na Paraíba — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Fogo estava totalmente descontrolado, segundo bombeiros, em Mãe D'Água, na Paraíba — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

G1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 35°

Sáb 33°C 22°C
Dom 35°C 20°C
Seg 33°C 22°C
Ter 32°C 21°C
Qua 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras