Depois de vinte dias de intensa campanha de orientação sobre o uso correto do capacete, teve início nessa quarta-feira, 21 de dezembro, a efetiva fiscalização do equipamento pela 4ª Companhia de Trânsito. Desde às 06:00hs os policiais já estavam nas ruas cobrando e notificando os condutores de motocicletas que não se enquadravam nas regras de utilização do capacete. Foram diversas blitzen realizadas em vários pontos da cidade durante todo o dia.
Para o comandante da 4ª CPTRAN, Capitão Leonides Marcelino Gomes, houve uma notória melhora no padrão dos capacetes utilizados. “Quando falo padrão, entenda-se que é em todo o aspecto do equipamento, desde a viseira, passando pela cinta jugular, bem como os adesivos retrorrefletivos. Muitos condutores compraram capacetes novos, criando uma sensação de segurança que talvez fosse inimaginável para a cidade de Patos”.
Foram feitas diversas notificações pelo não uso correto do capacete, o que ocasiona na infração do artigo 169 do CTB: dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, e várias motocicletas foram recolhidas. Para o Capitão Leonides, a abordagem do condutor muitas vezes levava a outras irregularidades. “Por nesse momento estarmos com mais empenho na fiscalização do capacete, procuramos abordar condutores que estejam infringindo o artigo 169. Porém, ao verificar a documentação de alguns veículos e condutores, verificamos irregularidades que resultavam no recolhimento do veículo”.
A fiscalização continuará durante todo o fim de ano e se estenderá pelo ano de 2018.
Assessoria 4ª CPTRAN
Mín. 20° Máx. 36°