Segunda, 27 de Abril de 2026
UNIFIP
Banner Brazaturo Patos
Banner CCAA
Banner Nissa Niscar PB
Banner Dr Romulo
Banner Dr Paulo Arnon
Política Politica

Candidatura de Ciro pode impedir aliança de Ricardo com o PT

25/09/2009 às 14h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Portal Correio 
Compartilhe:

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disse nesta quinta-feira (24) que a possível candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência terá um preço para o PSB nos palanques regionais, que poderá perder o apoio do PT nas campanhas regionais em detrimento da disputa nacional.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Isso significa que o prefeito Ricardo Coutinho poderia ter a aliança com os petistas prejudicada caso o parlamentar cearense decida por disputar a presidência. Para Dirceu, Ricardo "tem forte possibilidade de se eleger governador em aliança com o PT".

Leia abaixo a matéria na íntegra publicada na Folha Online.

Dirceu diz que candidatura de Ciro tem preço para PSB nos palanques estaduais

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) escreveu ontem seu blog sobre a possível candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência. O partido de Ciro pertence à base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já escolheu a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) para disputar a eleição presidencial de 2010.

No blog, Dirceu diz que a candidatura de Ciro terá um preço para o PSB nos palanques regionais, que poderá perder o apoio do PT nas campanhas regionais em detrimento da disputa nacional.

"A candidatura Ciro, repito, tem um preço para o PSB nos palanques estaduais e na relação com o PT e o governo, já que ambos não podem e não aceitam como definitiva ou, já consumada, a divisão da base do governo", escreveu ele no blog.

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta semana mostrou o crescimento da taxa de intenção de voto de Ciro Gomes, que passou de 12% para 14% entre junho e setembro. No mesmo período, as taxas de Dilma e de Serra recuaram quatro pontos. Dilma recuou de 18% para 14%; e Serra de 38% para 34%.

Com esse resultado, Ciro aparece empatado em segundo lugar com Dilma. A senadora Marina Silva (AC), que aparece pela primeira vez na pesquisa, tem 6%.

Dirceu minimizou o bom desempenho de Ciro na pesquisa e disse no blog que ele pode ter atingido seu teto de intenção de voto.

"[A pesquisa] mostra que ela sobe, mas pode estar no seu teto ou próxima disso; tem forte componente nordestino; e há o recall das eleições de 1998 e 2002, também disputadas por ele. O componente nordestino, por exemplo, é revelado quando Heloisa Helena sai da disputa e Ciro é o que mais ganha", afirma Dirceu.

Alianças

Após o bom resultado da pesquisa, Ciro defendeu o lançamento de duas candidaturas da base governista ao Palácio do Planalto em 2010. "Estou convencido que sim [precisa haver mais de uma candidatura da base aliada]", disse Ciro.

Dirceu, por sua vez, afirmou no blog que as duas candidaturas são incompatíveis e alertou que a vontade de Ciro pode prejudicar outros nomes do PSB na eleição de 2010;

"É uma candidatura [a de Ciro] que depende da decisão do PSB e dos palanques estaduais --sobre estes, por exemplo, se o seu partido fica com o PT e o governo (Dilma) ou com sua candidatura em Pernambuco, onde o governador Eduardo Campos (PSB) tentará a reeleição; no Ceará, onde a situação é a mesma, e o governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro, tentará reeleger-se; e na Paraíba, onde o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), tem forte possibilidade de se eleger governador em aliança com o PT", afirma Dirceu.

 

Portal Correio 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 08h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 33°

Ter 32°C 23°C
Qua 33°C 21°C
Qui 33°C 20°C
Sex 28°C 22°C
Sáb 31°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras