
A primeira pesquisa Datafolha para o segundo turno da eleição presidencial de 2026 aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 49% das intenções de voto, contra 45% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (8) e indica empate técnico entre os dois candidatos, considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na contagem dos votos válidos, que exclui os eleitores que declaram voto em branco, nulo ou que estão indecisos, Flávio Bolsonaro aparece com 52%, enquanto Lula registra 48%.
O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, os resultados foram os seguintes:
Nos votos válidos, utilizados pela Justiça Eleitoral para definir o resultado da eleição, Flávio tem 52%, contra 48% de Lula.
Entre os eleitores que votaram em Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) no primeiro turno, 46% afirmam que agora pretendem votar em Flávio Bolsonaro. Outros 32% declaram intenção de voto em Lula, enquanto 15% dizem que votarão em branco ou nulo.
O levantamento também mostra diferenças nas intenções de voto conforme o perfil dos entrevistados e a região do país.
Lula aparece à frente entre eleitores com escolaridade fundamental, com 55% contra 41% de Flávio; entre aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos, com 52% a 41%; e entre católicos, com 53% a 41%.
No Nordeste, o petista registra 61% das intenções de voto, contra 35% do adversário.
Flávio Bolsonaro, por sua vez, tem vantagem entre os eleitores evangélicos, com 69% contra 25% de Lula, e na região Sul, onde aparece com 58%, ante 35% do presidente.
O Datafolha aponta que 94% dos entrevistados dizem estar totalmente decididos sobre o voto no segundo turno. Outros 6% afirmam que ainda podem mudar de candidato.
A pesquisa também investigou as razões da escolha eleitoral. No total, 76% dos entrevistados afirmam votar no candidato por considerá-lo a melhor opção, enquanto 19% dizem que a motivação é derrotar o adversário.
Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro, 69% afirmam votar nele por considerá-lo o melhor candidato, enquanto 25% dizem que a escolha tem como objetivo derrotar Lula.
No eleitorado petista, 83% afirmam votar em Lula por considerá-lo a melhor opção, enquanto 13% dizem que pretendem votar para derrotar Flávio Bolsonaro.
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem sem receber uma lista prévia de candidatos, Flávio Bolsonaro aparece com 46% das citações, enquanto Lula registra 44%.
Outros 5% afirmam que votarão em branco, nulo ou em nenhum candidato, e 4% estão indecisos.
O levantamento também mediu a aprovação da atual gestão federal. Segundo os dados, 49% desaprovam o governo Lula, enquanto 48% aprovam. Outros 2% não souberam responder.
Na avaliação da administração, 40% consideram o governo ruim ou péssimo, 35% avaliam como ótimo ou bom e 24% classificam a gestão como regular. Um por cento não soube responder.
O Datafolha ouviu 2.520 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 6 e 7 de outubro de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-0949/2026.
No primeiro turno, Flávio Bolsonaro terminou com 47,03% dos votos, enquanto Lula obteve 45,16%, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por Patos Online
Com informações do g1
ELEIÇÕES 2026 Augusto Cury conversa com Flávio e decide apoiar senador no 2º turno após termo de compromisso
STF Moraes manda emitir mandado de prisão para Eduardo Bolsonaro
ELEIÇÕES 2026 Direita Patos anuncia evento em apoio a Flávio Bolsonaro neste sábado (10)
ELEIÇÕES 2026 Pesquisa PoderData/Aya é a primeira divulgada para o segundo turno; Flávio tem 53% dos votos válidos, contra 47% de Lula
ELEIÇÕES 2026 Efraim, Cabo Gilberto e George articulam com Flávio estratégias para o 2º turno na Paraíba
ELEIÇÕES 2026 Republicanos oficializa Wilson Filho como candidato à presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba Mín. 21° Máx. 35°