O candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), vai investir em Educação, Saúde, Esporte e Lazer para que as crianças paraibanas possam desfrutar de um futuro melhor. Neste Dia das Crianças, o candidato socialista garante que os pequenos paraibanos têm que ter a chance de usufruir de uma Paraíba próspera e desenvolvida.
Ricardo Coutinho já declarou guerra à mortalidade infantil. Essa preocupação e o resultado positivo das suas ações puderam ser constatadas durante sua administração à frente da Prefeitura de João Pessoa, quando a mortalidade infantil foi reduzida de 18 (2004) para 12,7 mortes de crianças a cada mil nascidas vivas, um dos índices mais baixos do Brasil.
O socialista pretende implantar maternidades em cada região do Estado, possibilitando que as mães tenham mais conforto ao ter seus filhos próximos à sua cidade natal, sem ter que se deslocar para grandes centros e colocando sua criança em risco de vida. Na Paraíba, existem apenas 73 maternidades cadastradas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), que funcionam em 64 municípios, destas, cinco maternidades ainda não realizaram partos em 2010. Uma boa assistência pré-natal também será proporcionada às grávidas que terão acompanhamento de perto e reforço alimentar durante a gravidez.
Para oferecer um melhor futuro aos pequenos paraibanos, Ricardo vai começar pelas creches, que serão locais onde as crianças serão bem tratadas e as mães poderão trabalhar com tranqüilidade, sabendo que seus filhos serão cuidados por profissionais. “As mães, que precisam trabalhar, não vão precisar se preocupar com quem vão deixar suas crianças. As creches serão seguras e um lugar que vai estimular o crescimento intelectual com atividades que possibilitem esse desenvolvimento”, disse Ricardo.
A educação básica também receberá investimentos e incentivos durante a administração de Ricardo e o que deu certo em João Pessoa, será levado aos outros municípios do estado. As escolas estaduais serão reformadas e ampliadas. Enquanto foi prefeito, o candidato construiu 178 salas de aula, forneceu gratuitamente fardamento e material escolar e implantou o 14º salário, que premia os funcionários das escolas que melhoram o rendimento escolar dos alunos.
Esse investimento e incentivo melhoraram significativamente os resultados das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), onde das três melhores notas do Estado, duas eram de escolas municipais de João Pessoa, que conseguiram atingir a média programada para o ano de 2013. Ricardo ainda pretende implantar nas escolas laboratórios de informática e robótica, uma modalidade da ciência que ajuda na cognição dos alunos.
Como criança também precisa de lazer, o número de praças será expandido, oferecendo aos pequenos espaços onde poderão brincar e interagir com outras crianças e adultos, melhorando o convívio social e também oferecendo a oportunidade de praticar esportes.
Assessoria
ELEIÇÕES 2026 Efraim, Cabo Gilberto e George articulam com Flávio estratégias para o 2º turno na Paraíba
ELEIÇÕES 2026 Republicanos oficializa Wilson Filho como candidato à presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba
ELEIÇÕES 2026 Republicanos confirma apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno das eleições
ELEIÇÕES 2026 Nabor Wanderley afirma que intensificará campanha de Lula na Paraíba no 2º turno
ELEIÇÕES 2026 MP Eleitoral ajuíza ações contra 10 candidatos por derramamento de santinhos em 8 municípios da PB
ELEIÇÕES 2026 Flávio diz que “mudança na Constituição” se refere à maioridade penal, fim da reeleição e reforma do Judiciário
ELEIÇÕES 2026 TSE nega fraude e explica pausa na divulgação dos resultados por 50 minutos durante apuração no primeiro turno
ELEIÇÕES 2026 Após neutralidade no 1º turno, Federação União-Progressista declara apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno
JORNADA DE TRABALHO Lula sobre PEC da 6x1: “PL vai demonstrar se tem coragem ou não de votar” Mín. 21° Máx. 35°