Uma decisão da Justiça, proferida após as eleições, pode levar o ex-deputado Dinaldo Wanderley de volta a Assembleia Legislativa. Dinaldo teve contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na época em que foi prefeito de Patos. Ele foi considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Agora Dinaldo dispõe de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral, da 5ª Região, que afasta a inelegibilidade. O advogado Fábio Rocha, que acompanha o caso, está confiante no retorno de Dinaldo a Assembleia Legislativa. Caso isso aconteça, quem sai da Casa é o deputado Genival Matias (PT do B).
No dia 31 de janeiro, a desembargadora Margarida Cantarelli, do Tribunal Regional Federal, concedeu liminar, pleiteada por Dinaldo Wanderley, para suspender os efeitos do acórdão nº 2082-27/06 da 2ª Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU).
O advogado Fábio Rocha informou que a decisão do TRF já foi anexada ao processo no TSE. A expectativa é que na próxima semana o TSE julgue os embargos declaratórios, com efeitos modificativos, interpostos por Dinaldo Wanderley.
O relator do recurso é o ministro Hamilton Carvalhido, que julgou um caso semelhante oriundo do estado do Maranhão. A decisão do ministro foi favorável ao candidato maranhense, que, a exemplo de Dinaldo, havia sido impugnado pelo Ministério Eleitoral.
De acordo com a lei das eleições (lei 9.504/97), as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, “ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade”.
No caso de Dinaldo, o fato superveniente é a decisão do Tribunal Regional Federal, que será analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral.
ELEIÇÕES 2026 Cícero Lucena cumpre agenda em Patos e comenta apoio recebido de Ramonilson, Germana e Dr. Érico
REPERCUSSÃO POLÍTICA Cida Ramos rebate declarações de Cícero Lucena sobre apoio do PT na Paraíba
Eleições 2026 Cícero Lucena confirma convite ao ex-vereador Toinho Nascimento para ser candidato a deputado estadual
POLÍTICA Prefeito afastado de Cabedelo nega irregularidades e diz estar à disposição da Justiça
ELEIÇÕES 2026 Em Patos, Cícero Lucena questiona possível apoio de Lula a Lucas Ribeiro
POLÍTICA ESTADUAL Vereador Galeguinho da Van reafirma apoio político a Lucas Ribeiro, mas cobra maior espaço no Governo do Estado
ELEIÇÕES 2026 Pesquisa Genial/Quaest: 43% temem volta da família Bolsonaro; 42% temem reeleição de Lula
AUDITORIAS NAS UPAS TCE-PB apresenta primeiros resultados de auditoria em UPAs e aponta desafios na assistência e regulação de pacientes
SOLTO! Ramagem é solto nos EUA após ser detido pelo Serviço de Imigração Mín. 22° Máx. 33°