Terça, 21 de Abril de 2026
Banner Dr Romulo
Banner Dr Paulo Arnon
Banner Brazaturo Patos
UNIFIP
Banner CCAA
Banner Nissa Niscar PB
Política Politica

Tribunal Pleno decide que notícia crime contra Dinaldo será julgado na Comarca de Patos

01/09/2011 às 01h29
Por: PATOS ONLINE Fonte: Clickpb com assessoria
Compartilhe:

"Dinaldo

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu enviar para a 4ª Vara da comarca de Patos a Notícia Crime nº 025.2005.007969-5/001, que tem como indiciado o ex-deputado estadual, Dinaldo Medeiros Wanderley. A decisão unânime aconteceu na sessão de julgamento desta quarta-feira (31) e teve como relatora do processo a juíza convocada, Maria das Graças de Morais Guedes. O voto condutor da magistrada foi pela incompetência do TJPB em apreciar e julgar a matéria, já que Dinaldo Wanderley não mais exerce o cargo de deputado.

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

Segundo os autos, a Secretaria da Segurança Pública do Estado, por meio da Superintendência Geral da Polícia Civil, designou delegado especial, para instaurar inquérito, com o objetivo de apurar as irregularidades administrativas praticadas, em tese, pelo então prefeito de Patos, Dinaldo Wanderley. Essas possíveis irregularidades dizem respeito a isenção de pagamento de taxa de saúde pública pela Vigilância Sanitária Municipal, sem a devida previsão legal.

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

Ao ser eleito deputado estadual em (2006), o noticiado adquiriu o foro privilegiado por prerrogativa da função, nos termos do artigo 109 do Código de Processo Penal (CPP). "Ocorre que, consoante informa a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado da Paraíba, o indiciado não mais exerce o cargo de deputado estadual. Desta forma, os autos devem ser remetidos à comarca de origem", explicou a relatora da notícia crime.

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

Para isso, Maria das Graças Morais Guedes considerou a inconstitucionalidade da Lei nº 10.628/2002, que acrescentou os parágrafos 1º e 2º ao artigo 84 do CPP, cujas disposições estendiam a prerrogativa de foro àqueles que já tinham se afastado das funç;ões públicas, e tendo em vista o término do mandato eletivo do indiciado, "inconteste a superveniente incompetência do Tribunal de Justiça para processar e julgar o feito."

Clickpb com assessoria

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 33°

Qua 33°C 22°C
Qui 33°C 21°C
Sex 31°C 22°C
Sáb 33°C 20°C
Dom 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras