Faltando menos de um ano para o início da campanha eleitoral que definirá o nome do novo prefeito de Patos, os eleitores começam a discutir sobre a sucessão municipal na cidade e os seus desdobramentos. O quadro de candidatos poderá ser um dos maiores já vistos nos últimos tempos, mas há quem diga que alianças podem ser concretizadas e ao final sobraram no máximo três nomes na disputa para o poder executivo municipal.
O prefeito Nabor Wanderley – PMDB terá um papel fundamental na definição do nome que disputará a campanha com seu apoio. Nabor, apesar do desgaste no segundo mandato, está com a prefeitura sob seu comando e esse fato, sem dúvida, fará muita diferença dependendo de como se encaminhará a administração nos últimos meses até a campanha de 2012. Contas reprovadas, escândalos na Superintendência de Trânsito e Transporte Públicos – STtrans, alguns secretários sem expressão, obras paralisadas ou com prazo de conclusão extrapolados, podem complicar o discurso no palanque.
Nabor Wanderley foi à peça fundamental na eleição que garantiu o retorno de um deputado federal para a cidade de Patos, mas a eleição de Hugo Mota – PMDB, filho de Nabor, eleito com mais de 80 mil votos, votos que causaram surpresa por todo o estado, pode ter sido fator determinante nas dificuldades enfrentadas porteriormente à eleição. Por outro lado, à derrota do governador e candidato a reeleição José Maranhão – PMDB para Ricardo Coutinho - PSB, inesperada para a cúpula do PMDB local, foi também um dos fatores de desequilíbrio nos planos de recuperação política para o PMDB na cidade.
O fato é que Nabor aprendeu rápido a lidar com a politica tradicional, é o prefeito, tem um deputado federal intimamente ligado a ele e é, visivelmente, um político que se equilibrou nas próprias finanças. Mas tem um ponto negativo: falta um nome na sucessão. Já que o nome do ex-prefeito Ivanio Ramalho – PMDB enfrenta resistência dentro e fora do partido. Mesmo sendo o candidato da deputada estadual e matriarca do PMDB, Francisca Mota, Ivanio Ramalho ainda não decolou como candidato da situação.
A cidade de Patos já provou por duas vezes que amadureceu politicamente quando o assunto é escolha de governantes. Não basta estar no poder para eleger os candidatos apoiados pelos mandatários políticos. A vitória de Nabor contra o candidato apoiado pelo então prefeito na época Dinaldo e a vitória de Ricardo Coutinho por duas vezes na cidade, provam que Patos está dando passos maduros para uma cidade que já ultrapassou os 100 mil habitantes.
Jozivan Antero – patosonline.com
PLDO 2027 Governo prevê salário mínimo em R$ 1.717 para 2027
ESCALA DE TRABALHO Pedido de vista adia análise da PEC da escala 6x1 na CCJ da Câmara
ELEIÇÕES 2026 Pesquisa Genial/Quaest: Flávio vai a 42% no 2º turno; Lula tem 40%
ELEIÇÕES 2026 Apoio unânime: prefeito e os nove vereadores de São Mamede fortalecem a pré-candidatura de Nabor Wanderley ao Senado
INQUÉRITO Alexandre de Moraes manda PF abrir inquérito contra Flávio Bolsonaro por suposta calúnia a Lula
POLÍTICA Cícero Lucena cumpre agenda em Patos e participa de plenária com lideranças nesta quinta-feira
Operação Cítrico Prefeito de Cabedelo afastado em operação que investiga elo com facção criminosa prometeu barrar crime organizado
ESCALA DE TRABALHO Governo envia projeto do fim da escala 6x1 ao Congresso
ABRIL AZUL Prefeitura de Catingueira promove ações do “Abril Azul” com foco no acolhimento ao autismo Mín. 22° Máx. 33°