O movimento pelas 17 vagas criado pelo PC do B, PT, PPS, PSB e várias associações comunitárias e outros segmentos sociais da cidade de Patos, realizou no fim da tarde desta sexta-feira (16), uma nova mobilização no centro da cidade com o intuito de chamar atenção da população para que pressione os vereadores no sentido de regulamentar o aumento do número de vagas na câmara municipal, a partir da próxima legislatura, dos atuais onze para dezessete edis.
O movimento foi criado depois da resistência da maioria dos atuais vereadores, que se posicionaram contra as dezessete vagas, como determina a Emenda Constitucional 58/2009, que estabelece a quantia de dezessete vagas para as câmaras municipais de cidades com população de 80 mil até 120 mil habitantes.
Diante da polêmica que envolveu debates acirrados entre os contra e a favor do aumento, a câmara aprovou em primeira votação, uma emenda ao regimento interno aumento o número de vereadores para próxima legislatura dos atuais 11 para 13, inclusive, a expectativa é que ela seja votada em segunda votação na próxima terça-feira, na sessão ordinária da Casa de Juvenal Lúcio de Sousa.
Mesmo com a aprovação dessa emenda pela câmara, os líderes do movimento pelas dezessete vagas continuam fazendo mobilizações e protestos contra a atitude dos vereadores que aprovaram a emenda com onze vagas. “O movimento vai continuar porque nós entendemos que Patos, com mais de cem mil habitantes, não pode ficar na contra - mão da história, com onze ou treze vagas ,quando o próprio TSE já definiu que Patos tem direito a dezessete vagas”, disse o sindicalista José Gonçalves.
Zé Gonçalves disse ainda que todos os partidos e entidades imbuídos nessa luta, vão ingressar com uma ação na justiça para tentar garantir as dezessete vagas, e é pretensão também a fixação de outdoor´s em pontos estratégicos da cidade com fotos dos vereadores que foram contra o aumento, para que a população tome ciência de quem se posicionou contra o povo.
De acordo com Zé Gonçalves o aumento na representação da câmara democratiza mais o processo, como também, estabelece uma maior representatividade possibilitando a ascensão de outros segmentos sociais à casa de Juvenal Lúcio de Sousa.
Escute a entrevista com Zé Gonçalves
Jefferson Saldanha
ELEIÇÕES 2026 Nabor Wanderley afirma que intensificará campanha de Lula na Paraíba no 2º turno
ELEIÇÕES 2026 MP Eleitoral ajuíza ações contra 10 candidatos por derramamento de santinhos em 8 municípios da PB
ELEIÇÕES 2026 Flávio diz que “mudança na Constituição” se refere à maioridade penal, fim da reeleição e reforma do Judiciário
ELEIÇÕES 2026 TSE nega fraude e explica pausa na divulgação dos resultados por 50 minutos durante apuração no primeiro turno
ELEIÇÕES 2026 Após neutralidade no 1º turno, Federação União-Progressista declara apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno
JORNADA DE TRABALHO Lula sobre PEC da 6x1: “PL vai demonstrar se tem coragem ou não de votar”
Arquivamento Ministro Gilmar Mendes manda arquivar investigação de estupro contra vice de Flávio
FUTURO POLÍTICO Segundo Domiciano diz que momento é de focar no mandato ao ser questionado sobre futura candidatura a prefeito de Patos
ELEIÇÕES 2026 Ronaldo Caiado anuncia apoio a Flávio Bolsonaro no 2º turno Mín. 21° Máx. 36°