Aconteceu nesta última terça-feira (15), às 18h00min, na Câmara de Vereadores Casa Juvenal Lúcia de Sousa, a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Alfabetização promovido pelo projeto MOVA BRASIL, que é patrocinado pela Petrobras e realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Instituto Paulo Freire (IPF), cujo objetivo principal é reduzir o analfabetismo entre adultos que não freqüentaram o sistema educacional convencional.
Para a professora Kerllen Felícia (professora que promoveu as oficinas pedagógicas no CAPS ad), as salas de aula são montadas em espaços da própria comunidade para grupos de, em média, 25 alunos a partir dos 15 anos que não tiveram acesso à alfabetização em idade apropriada. A professora ainda relatou que o Mova Brasil dentro do CAPS AD, promoveu a dignidade humana por meio do Curso de Alfabetização, melhorando assim as condições de participação de cada usuário como cidadão, garantindo-lhes a oportunidade de reconstruir seu destino e conquistar o direito a cidadania participativa.
De acordo com Joanna Darc Barbosa, pastora da igreja Nazareno e parceira do Mova Brasil, para que o projeto pudesse retornar ao município de Patos, foram avaliados alguns lugares e serviços da cidade para formação das salas de aulas. “Dentre os escolhidos, houve a possibilidade de trabalharmos com o CAPS AD, uma vez que o projeto tem como uma de suas finalidades a inclusão social, oferecendo aos usuários a possibilidade de trilharem novos caminhos, longe das drogas e alfabetizados. Vimos aqui hoje um resultado positivo e grandioso dessa parceria, por isso, aproveito para parabenizar a professora Kerlly, pelo excelente trabalho desenvolvido, e ao CAPS AD, que abriu suas portas e possibilitou aos seus usuários novos horizontes”, relatou.
Para enfermeira Geovânia de Araújo, que representou o CAPS AD nesta cerimônia, o desenvolvimento do Mova Brasil dentro do CAPS AD promoveu a valorização dos usuários, possibilitando a oportunidade de vencerem não só o vício contra as drogas, mas o analfabetismo.
“Um dos pontos positivos das oficinas pedagógicas foi o fato de serem desenvolvidas com elementos do cotidiano dos usuários para estimular suas habilidades de leitura e escrita, além de desenvolver uma visão crítica da realidade. Pudemos perceber, através de seus relatos no decorrer das oficinas, a satisfação dos usuários no alcance de mais essa conquista, mostrando a felicidade em poder assinarem seus nomes, sem que fosse necessário colocar o dedo, e de saber qual o ônibus deveriam pegar, sem que fosse necessário pedir ajuda”, disse Geovânia.
A coordenadora do CAPS AD, Inara Lany, considerou como importante o CAPS AD ter sido escolhido como parceiro na realização deste projeto que iniciou em março deste ano. Foram inscritos e matriculados 25 usuários do serviço, dos quais 14 conseguiram se alfabetizar, concluindo o curso. As oficinas foram realizadas dentro do próprio serviço, todos os dias pela manhã, fazendo parte integrante do acompanhamento psicossocial oferecido pelo CAPS AD.
A cerimônia foi encerrada com a entrega dos diplomas, brindes e um lanche ofertado a todos os concluintes e parceiros que estiveram presentes.
Fonte: Ascom
Eleições 2026 Segundo Domiciano destaca apoio de Ramonilson Alves e fala em união por Patos nas eleições 2026
CENÁRIO POLÍTICO Edvaldo Neto vence eleição suplementar e assume Prefeitura de Cabedelo até 2028
APOIO Edinho Silva diz que nomes ligados a Lula para o Senado na Paraíba são Veneziano e João Azevêdo
Pensando em gestão Prefeito de Patos, Jacob Souto, diz que não entrou no governo preocupado com as eleições de 2028
Eleições 2026 Ramonilson Alves comenta apoio a Segundo Domiciano e aponta afinidade política e regional
Eleições 2026 PT oficializa apoio a Lucas, cobra espaços no governo e vaga de vice
Eleições 2026 Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (11) traz Flávio Bolsonaro à frente de Lula em cenário de segundo turno; veja os números
INCLUSÃO SOCIAL Câmara de Patos aprova criação do Dia Municipal da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
TURISMO E CULTURA 5º Festival do Frio de Matureia é confirmado com quatro dias de programação e novidades; confira Mín. 22° Máx. 30°